Espanha vai ter cluster nacional de equipamentos de protecção individual

Equipamento de protecção individual Notícias Segurança no Trabalho

A Associação de Empresas de Equipamento de Protecção Individual (ASEPAL) espera desempenhar um papel “fundamental” no futuro cluster nacional de EPI promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo (MINCOTUR) de Espanha para que as empresas do sector ganhem mais peso e competitividade tanto a nível nacional como internacional.

Entre os objectivos do novo cluster estão o desenvolvimento de uma indústria de produção nacional de qualidade e competitiva; a criação de um quadro de colaboração entre fabricantes, distribuidores, importadores, associações, centros tecnológicos e universidades; e a promoção de projectos de sustentabilidade e de economia circular, bem como a inovação tecnológica que transforma o sector através do desenvolvimento de novos materiais.

A associação patronal – que representa 90% das empresas do sector – considera que está numa “posição privilegiada e reconhecida” para se tornar um dos principais actores do novo agrupamento empresarial devido aos seus mais de 30 anos de história, conhecimento do sector e à diversidade dos perfis dos seus membros, que incluem fabricantes, importadores, distribuidores e laboratórios.

Durante o seu discurso na Assembleia Geral Extraordinária, o presidente da ASEPAL, Javier Muñoz, argumentou que a associação patronal tem a oportunidade de desempenhar um papel “chave” na abordagem de desafios como a criação de uma reserva de capacidades estratégicas de produção para garantir o abastecimento em situações de emergência ou a redução da dependência de países terceiros, tanto em I&D como na concepção e fornecimento.

“A ambição da ASEPAL é participar no desenvolvimento do plano estratégico do cluster e fazer parte do comité central resultante dentro do cluster”, salientou Muñoz no seu discurso.

Muñoz explicou que a MINCOTUR “tem vindo a considerar há algum tempo” a oportunidade de criar um cluster do PAV que inclua também outros produtos de saúde relacionados – tais como máscaras cirúrgicas – e assim considerar o sector “estratégico” para Espanha.

“Nos últimos meses temos aumentado a nossa visibilidade e notoriedade graças ao rigor, esforço, credibilidade e empenho de todos os nossos associados”, disse o presidente da ASEPAL.

Neste sentido, Muñoz salientou que devemos aproveitar o momento actual para colocar o sector “numa posição muito mais relevante” para o futuro.

A ASEPAL foi fundada em 1989 com o aparecimento da primeira legislação sobre a comercialização de EPI e trabalha há mais de 30 anos para criar “confiança” num sector que inclui todos os produtos concebidos para proteger contra a covida19 , tais como as máscaras FFP2 e FFP3. É constituída por mais de 100 empresas, a maioria com muitas décadas de experiência em protecção pessoal e segurança.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.