Exercício CELULEX 21 do Exército testou ambientes de contaminação

Notícias

O Exercício CELULEX 21 decorreu entre 11 e 15 de Outubro, nos distritos de Lisboa, Viseu e Porto, onde foi testada a resposta nacional a vários ambientes de contaminação de agentes biológicos, químicos e radiológicos.

O elemento de defesa biológica, química e radiológica do Exército foi chamado a intervir de modo a responder às ameaças, treinando o apoio em situações de catástrofe ou outras emergências complexas, em coordenação com outras entidades militares e civis.

A encerrar esta edição do CELULEX, os participantes foram desafiados a reagir a diversos incidentes que incluem uma ameaça biológica desconhecida.

Para combater a ameaça, os participantes praticaram diversos procedimentos de deteção e descontaminação, promovendo a sua melhoria operacional e técnica, bem como a partilha de experiências e de inovações tecnológicas.

O Exercício CELULEX contou com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente, com o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, da Guarda-Nacional Republicana, da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, do Instituto Superior Técnico, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Judiciária e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e Porto e de militares do Exército Espanhol.

Os efectivos empenhados rondam os 100 participantes, entre militares e civis das diversas entidades.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.