Sonae MC amplia entreposto da Azambuja

Notícias

Com 235 mil m3, o novo edifício do centro de distribuição da Sonae MC, inaugurado na Azambuja é o maior entreposto refrigerado em Portugal. O projecto resulta de um investimento da Sonae MC na expansão dos entrepostos da Azambuja e da Maia, este último previsto para 2022, em cerca de 50 milhões de euros, entre estrutura e equipamentos.

Segundo Miguel Águas, administrador da Sonae MC, “com este novo edifício conseguimos melhorar as condições em que mais de 1100 pessoas aqui trabalham, através da melhoria das condições ergonómicas das suas funções e da qualidade das zonas sociais. Permite-nos ainda um maior volume de produção, rapidez e frescura na entrega às nossas lojas e garante uma melhoria substancial da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de 2000 toneladas de CO2, entre produção eléctrica e optimização de rotas de transportes”.

A expansão do centro de distribuição da Sonae MC na Azambuja criou mais 300 novos postos de trabalho e vem aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do país.

Com um total de 70 mil m2, o centro de distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente saem mais de 9000 paletes de produtos para abastecer as lojas Continente.

O projecto de ampliação do entreposto da Azambuja inclui a integração do novo centro de pescado, que recebe toda a operação que se encontrava em Santarém e aumenta a capacidade de abastecimento.

Integra ainda a nova unidade de acondicionamento e preparação do peixe refrigerado (incluindo bacalhau salgado).

O objectivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24h.

O novo entreposto foi todo construído com preocupações sustentáveis, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação, permitindo a certificação internacional LEED Gold (Leadership In Energy & Environmental Design) pelo United States Green Building Council.

O novo edifício está equipado com sistemas de refrigeração e isolamento mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente.

A entrega conjunta de produtos frescos, permite fazer menos 20% de entregas às lojas, uma redução de 1.400.000 km percorridos por ano e o equivalente a uma poupança de 1.100 toneladas de CO2 por ano,

No desenho do edifício estão também reunidas as condições necessárias para a implementação de sistemas automatizados que poderão vir a tornar-se uma realidade num futuro muito próximo.

Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja.

Com 20 mil m2 de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais 1000 toneladas de CO2.

Nos últimos 10 anos, o volume de negócios da Sonae MC cresceu 5% ao ano, resultado do aumento de vendas nas lojas atuais e na expansão através da abertura de novas lojas.

A Sonae MC tem hoje mais de 1.000 lojas entre Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Go Natural, Bagga e outros formatos adjacentes.

A logística da Sonae MC é constituída por cinco entrepostos, com 200 mil m2 de área e onde trabalham 2.500 colaboradores. Circulam anualmente 300 milhões de caixas, que são entregues a cerca de 1300 lojas em Portugal.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.