Bosch lidera consórcio para criar supply chain europeia para semicondutores

Notícias

O objectivo do projeto “Transform” com financiamento público (cadeia de valor europeia de SiC para uma economia mais verde) é estabelecer uma cadeia de fornecimento europeia para esta tecnologia, que vai desde wafers e outros materiais básicos, até dispositivos semicondutores de energia SiC e aplicações eletrónicas de potência.

Num consórcio liderado pela Bosch, um total de 34 empresas, universidades e institutos de pesquisa de sete países europeus uniram esforços para trabalhar em direção a esse objectivo.

“O objectivo do projecto Transform é garantir um papel de liderança para a Europa em novas tecnologias baseadas em carboneto de silício”, afirma Jens Fabrowsky, que ocupa o cargo de vice-presidente executivo na divisão de Eletrónica Automotiva da Bosch. Programado para ser executado até 2024, o projecto com financiamento público está a concentrar-se em cinco casos de uso nos sectores automóvel, industrial, de energia renovável e agrícola.

Os objectivos do Transform

O objectivo do projecto Transform é estabelecer uma cadeia de abastecimento europeia resiliente para a produção de aplicações electrónicas de potência baseadas em dispositivos semicondutores de potência SiC inovadores.

A procura por essa tecnologia deve crescer rapidamente, especialmente no que diz respeito a aplicações que consomem muita energia, como motores de força de veículos eléctricos, pontos de carga de VE e infraestrutura de fornecimento de energia.

Uma previsão da empresa de pesquisa e consultoria de mercado Yole indica que, entre agora e 2025, o mercado de SiC como um todo crescerá em média 30% ao ano para mais de 2,5 mil milhões de dólares.

Deste modo, o projeto Transform irá também incluir o desenvolvimento de uma nova tecnologia de SiC junto com os processos e métodos de produção necessários.

Além disso, este projecto estará igualmente empenhado em garantir a disponibilidade de máquinas e equipamentos para a produção dessa tecnologia por fornecedores europeus, abrangendo desde wafers até aplicações de eletrónica de potência acabadas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.