Linde MH desenvolve app para monitorização EX

Notícias Produtos


A fim de evitar fontes de ignição que possam conduzir a explosões numa atmosfera potencialmente explosiva, a directiva ATEX exige a monitorização consistente de parâmetros definidos e relevantes em termos de segurança quando se operam empilhadores industriais.

A Linde MH desenvolveu a sua própria aplicação de monitorização EX para permitir a verificação contínua de tais valores: assegura a máxima disponibilidade dos veículos, apresentando valores e erros relevantes em termos de segurança e oferece recomendações concrectas de acção.

A aplicação “EX Monitoring” avisa os condutores de veículos industriais protegidos contra explosões sobre o estado dos parâmetros de segurança relevantes e apoia os técnicos de serviço no diagnóstico e reparações.

As vantagens para os operadores incluem um maior nível de conforto, transparência, economia de tempo e melhor disponibilidade dos veículos durante as operações.

A aplicação apoia os condutores de empilhadores e gestores de frotas na operação do veículo tão seguro e sem falhas quanto possível.

Ao mesmo tempo, simplifica a manutenção, diagnóstico e reparação. “Isto torna a operação de veículos protegidos contra explosão em áreas sensíveis
ainda mais produtiva”, resume Elke Karnarski, a gestora de produto responsável pelos empilhadores industriais e soluções Linde de protecção contra explosão.

Muitas áreas das indústrias química, farmacêutica, cosmética, alimentar e de bebidas, bem como logística, são vulneráveis a explosões porque possuem áreas onde os materiais perigosos são fabricados, processados, transportados e armazenados. Aqui, é essencial eliminar quaisquer fontes de ignição que possam causar uma explosão com consequências devastadoras.

Os veículos industriais encontram-se nas zonas ATEX 1/21 e 2/22 – estas incluem, por exemplo, áreas de produção onde os materiais perigosos são misturados abertamente ou transferidos para outros contentores, bem como áreas onde os materiais perigosos são armazenados e transportados em contentores fechados e podem ser libertados em caso de acidente ou colisão.

Quando gases ou poeiras misturam-se com oxigénio do ar, isto pode criar uma atmosfera explosiva. As fontes de ignição nos veículos podem ser evitadas através da utilização de equipamentos à prova de explosão adequados, bem como da monitorização consistente de parâmetros relevantes para a segurança.

Podem englobar até 50 dados num veículo protegido contra explosões, principalmente parâmetros relevantes em termos de temperatura, valores de resistência, tensões e desgaste. Estes incluem a temperatura das carcaças das unidades electrónicas de controlo e dos módulos de potência, sapatas de travão, travões magnéticos e motor de tracção.

Até agora, tem sido prática comum informar o condutor de falhas críticas de segurança por meio de um código flash no visor do veículo. No entanto, no funcionamento diário, a identificação e o tratamento das avarias nem sempre é realizado como deveria ser.

As consequências são variáveis e vão desde a permanência do veiculo fora de serviço mais tempo do que o necessário até à não verificação da falha com a devida minúcia.

E por vezes até uma visita de um técnico de serviço é ineficiente porque não foi adequadamente preparada.

A aplicação de monitorização EX fornece aos condutores e gestores de frotas nas zonas ATEX 1/21 ou 2/22 informações completas de monitorização do estado.

A aplicação verifica o veículo protegido contra explosão no local e mostra o que precisa de ser feito em cada caso específico. Explica o significado do código flash e identifica o erro específico. O sistema integrado de semáforos em duas fases estabelece os passos seguintes de forma simples e sem ambiguidades. Um indicador amarelo significa que o veículo deve ser arrefecido e que deve ser feita uma marcação de manutenção. Se o semáforo estiver vermelho, é altura de para imediatamente e chamar um técnico de manutenção.

É prestada assistência adicional através da função de diagnóstico detalhada que indica todos os valores dos componentes e parâmetros monitorizados. A aplicação também exibe o histórico de erros e fornece recomendações específicas de ação. Assim, são registados todos os detalhes relativos ao desgaste dos componentes críticos para a segurança e as horas de funcionamento restantes.

Já disponível para cinco séries, fará parte de todos os futuros modelos de equipamentos industriais Linde protegidos contra explosões.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.