Porto de Lisboa lança segunda webcam TejoLIVE

Notícias

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já tem em funcionamento a segunda webcam do projecto TejoLIVE, um serviço gratuito 24 horas por dia, com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, através de uma webcam instalada em Cacilhas.

O Porto de Lisboa lançou o serviço TEJO LIVE, em Maio deste ano, com imagens de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés), permitindo a visão da área de aproximação ao porto de Lisboa e uma perspetiva privilegiada do rio Tejo.

Desta vez, Cacilhas foi o local escolhido para a instalação da segunda webcam TejoLIVE.

A captação de imagens abrange a área entre a Ponte 25 de Abril e a ponte Vasco da Gama, incluindo os terminais da zona portuária da margem norte do porto de Lisboa, um vasto angulo de visão do rio e das duas margens, permitindo assistir não só ao movimento de navios na entrada e na saída do porto de Lisboa, como, conferir as condições meteorológicas, estado do mar, ou acompanhar eventos náuticos de interesse público.

O porto de Lisboa e o estuário do Tejo, a maior zona húmida da Europa Ocidental, são o traço comum que liga 11 municípios, desde há séculos geminados com a vivência das suas gentes.

José Castel-Branco administrador do porto de Lisboa, afirma que «o projeto TejoLIVE é uma iniciativa da APL que fortalece esta relação entre municípios, constituindo um serviço aberto à comunidade, para apoiar o desenvolvimento a iniciativas nas áreas da educação, do desporto, da cultura e do lazer».

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.