Quais são as megatendências de segurança para 2022?

Notícias

Inteligência Artificial, Cibersegurança e Segurança da Cadeia de Abastecimento encabeçam a lista das principais tendências com impacto na indústria para 2022. As conclusões são da SIA, Security Industry Association.

A SIA identificou e previu as Megatendências de Segurança de 2022, que constituem a base do seu relatório anual, definindo os 10 principais factores que influenciam tanto a curto como a longo prazo as mudanças na indústria de segurança global.

As Megatendências de Segurança são as principais forças em jogo na segurança, moldando as decisões empresariais dos executivos e espera-se que tenham um impacto de grande alcance nas empresas de toda a indústria.

As Megatendências de Segurança 2022 da SIA foram seleccionadas com base nos dados do inquérito do Outono de 2021 recolhidos de centenas de líderes empresariais de topo da indústria de segurança, liderança de associações, principais voluntários e oradores para a conferência Securing New Ground (SNG) de 2021, que teve lugar no dia 28 de Outubro como um evento virtual.

Pelo segundo ano consecutivo, o relatório Megatendências da SIA 2022 identificou a inteligência artificial (IA) como a tendência predominante que molda a indústria da segurança, uma vez que as empresas abraçaram a promessa da tecnologia através de análises de áudio avançadas, reconhecimento facial complexo, processamento de vigilância por vídeo de vanguarda e robótica e drones.

Também pelo segundo ano consecutivo, a cibersegurança ocupou o segundo lugar, um importante diferencial de mercado e uma das principais preocupações das empresas da indústria, com a constante ameaça de as soluções de segurança serem alvo de pedidos de resgates ou de sistemas de segurança governamentais ou de infra-estruturas críticas a serem impactadas por piratas do Estado-nação.

Em terceiro lugar na lista estava a segurança da cadeia de abastecimento, com as preocupações da indústria em torno dos desafios logísticos e a capacidade de confiar plenamente na segurança dos dispositivos instalados, software e soluções.

As novas tendências na lista sinalizam uma mudança de mentalidade positiva dentro da indústria de segurança no sentido de proteger a privacidade das pessoas e tornar o mundo mais saudável e aberto, com uma maior interoperabilidade em sexto lugar, privacidade de dados em sétimo lugar e saúde e sustentabilidade em décimo lugar.

As Megatendências de Segurança de 2022 são:

  • AI
  • Cibersegurança
  • Garantia da cadeia de fornecimento
  • Modelos de serviço e a nuvem
  • Desenvolvimento da força de trabalho
  • Aumento da Interoperabilidade
  • Privacidade de dados
  • Segurança como Proptech
  • Monitorização Expandida da Inteligência
  • Saúde e Sustentabilidade


“A inteligência artificial continua a reinar como a Megatendência de Segurança de topo para 2022, com a cibersegurança no nº 2. As tendências emergentes de privacidade de dados, maior interoperabilidade e saúde e sustentabilidade mostram que a indústria está mais consciente de como as soluções de segurança moldam o mundo e está empenhada em padrões éticos mais fortes”, disse Pierre Trapanese, presidente do Conselho de Administração da SIA.

Além de definir as últimas Megatendências de Segurança, o relatório de previsão de 2022 partilha perspectivas executivas sobre os principais desafios e disruptores da indústria, bem como previsões sobre a forma como as tendências se irão desenrolar durante o próximo ano.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.