NAV INVESTE 5,2 MILHÕES NO CENTRO DE CONTROLO OCEÂNICO DE SANTA MARIA

Notícias

A NAV Portugal inaugurou recentemente a nova sala de operações do Centro de Controlo Oceânico (CCO), órgão responsável pelo controlo de tráfego aéreo numa área de 5,18 milhões de quilómetros quadrados do Atlântico Norte por onde viajam anualmente mais de 166 mil aviões.

A remodelação e modernização da sala de operações do CCO passou pela completa reestruturação deste espaço, destacando-se a substituição integral da plataforma tecnológica do sistema de gestão de tráfego aéreo, a instalação de uma nova infraestrutura de rede de dados e de um novo sistema de comunicações por voz, num investimento total de 5,2 milhões de euros.

A intervenção feita pela NAV Portugal na sala de operações passou igualmente pela instalação de 15 novas bancadas de operação, desenhadas para ser o mais versáteis possível, sendo totalmente manobráveis e adaptáveis em altura a cada trabalhador.

Estas bancadas estão equipadas com a nova plataforma de gestão de tráfego aéreo e monitores 4K com 42”, permitindo que cada operacional adapte as diferentes janelas de trabalho de acordo com as suas preferências.

Além das alterações operacionais, o investimento passou ainda pela renovação de toda a cablagem eléctrica e de telecomunicações da sala de operações do Centro de Controlo Oceânico, e por um conjunto de alterações arquitetónicas para uma melhor gestão da iluminação e do ruído na sala, com materiais de parede, chão e teto adaptados às necessidades operacionais em termos de absorção de ruído e reflexão da luz.

Ainda em termos de arquitetura, a remodelação do CCO permitiu igualmente redesenhar a sala de modo a criarem-se duas zonas separadas da parte operacional, uma para a prestação de briefings operacionais e outra para realização de reuniões.

Mais de 70 milhões investidos desde 2004

Apostada em estar constantemente a par da evolução tecnológica e em oferecer as melhores condições aos seus trabalhadores, o investimento inaugurado é mais um passo decisivo da NAV Portugal no reforço da sua operação Atlântica, um dos muitos que têm sido dados nesta região desde 2004.

Contando com o actual investimento, nos últimos quase 20 anos a NAV Portugal investiu um total de 72,7 milhões de euros na operação que desenvolve a partir da ilha de Santa Maria, investimentos que têm levado a beneficiações contínuas do sistema de gestão de tráfego aéreo, dos equipamentos de navegação e das infraestruturas NAV Portugal. Mas além dos valores já investidos, a NAV Portugal tem já programados mais 25,8 milhões de euros em investimentos para os próximos cinco anos em Santa Maria.

Aos investimentos na operação nesta ilha, somam-se vários outros que todos os anos são realizados pela NAV Portugal na Região Autónoma dos Açores, como a recente introdução de novos sistemas de comunicação nas Flores e Ponta Delgada.

Todos estes investimentos reflectem a forte aposta da empresa na importante operação que desempenha a partir da Região Autónoma dos Açores onde, além do Centro de Controlo Oceânico, detém as Torres de Controlo de Santa Maria, São Miguel, Horta e Flores, além de vários equipamentos de assistência à navegação.

Em Outubro deste ano, a NAV Portugal empregava um total de 180 trabalhadores em toda a Região Autónoma dos Açores, 134 dos quais em Santa Maria.

Além dos investimentos na Região Autónoma dos Açores, a NAV Portugal tem actualmente em curso vários investimentos na sua restante operação, destacando-se neste particular a remodelação do Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, já em fase avançada. 

Imagem: Gloone

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.