Tintex desenvolve linha de EPI para ambiente hospitalar

Notícias Saúde

A Tintex, empresa de têxteis com sede em Vila Nova de Cerveira, desenvolveu uma linha de Dispositivos Médicos (DM) / Equipamentos de protecção individual (EPIs) de base têxtil reutilizáveis para protecção de profissionais de saúde expostos ao covid-19 ou outros agentes patogénicos em ambiente hospitalar. O projeto teve o apoio do Compete 2020.

De acordo com a informação divulgada pelo Compete 2020, os novos produtos deverão manter as suas propriedades de protecção inalteradas durante o seu ciclo de vida, tendo por base o cumprimento dos requisitos de desempenho dos métodos de ensaio das noras no âmbito da directiva 93/427CEE dispositivos médicos, no que concerne à resistência à penetração por líquidos contaminados sob pressão, resistência mecânica e penetração de bactérias.

Foi estudado o desempenho dos EPIs após vários ciclos de lavagem (objectivo 20 ciclos), destaca o Compete 2020.

O principal objetivo passou pela I&D de soluções têxteis impermeáveis e reutilizáveis, com propriedades melhoradas para o desenvolvimento de uma linha de DM/ EPIs confortáveis, ergonómicos, sustentáveis e credíveis.

Foram abordadas duas linhas de I&D de impermeabilização dos substratos têxteis diferenciadoras no contexto da proteção dos profissionais expostos à COVID 19, distinguindo-se pelo conforto melhorado, sustentabilidade e menor impacto ambiental: I&D de aditivos, formulações e processos de revestimentos têxteis poliméricos de base aquosa de elevado desempenho na proteção a líquidos e agentes infeciosos, numa perspetiva de gerar novas soluções impermeáveis para o desenvolvimento de DM/EPIs; I&D de membranas e processos hotmelt de laminação impermeáveis e respiráveis, via alternativa e complementar à anterior, que recorrerá a soluções 100% poliméricas, sem necessidade de secagem nem fixação, factor diferenciador ao nível do processamento e impacto ambiental, com vista a gerar soluções têxteis reutilizáveis e que cumpram com os requisitos.

O projecto Covitec4Life é promovido pela TINTEX – Textiles em co-promoção com a COLTEC, a PAFIL – Confecções e o CITEVE. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 336 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 269 mil euros.