Efacec obtém certificação internacional em Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Efacec obteve o certificado ISO/IEC: 27001:2013 que comprova o seu compromisso em gerir a segurança da informação do desenvolvimento de produtos e a qualificação e gestão do ciclo de vida para os produtos de automação de sistemas de energia.

Para Américo Guerreiro, Gestor de Segurança de Informação da Efacec, “a segurança de informação é uma premissa fundamental na Efacec. Nesse sentido e no âmbito do programa global de cibersegurança esta certificação garante um nível extra de confiança aos nossos clientes e parceiros sobre a nossa forma de trabalhar e sobre a forma como tratamos e gerimos a informação.”

A certificação ISO 27001 “permitirá o aumento da satisfação e confiança de parceiros e clientes bem como possibilitará o aumento da eficiência e eficácia das operações e, consequentemente, o reconhecimento internacional da empresa e a entrada em novos mercados que exijam esta certificação”.

O cumprimento desta certificação “garantirá a confidencialidade da informação, que deve ser sigilosamente utilizada pela Efacec e, simultaneamente, assegura a clientes, fornecedores e acionistas a integridade dos seus dados e sistemas”, refere a empresa.

A implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) “beneficia a Efacec, tanto a nível da sua cultura corporativa, consciencializando os colaboradores para a importância da segurança da informação, como a nível externo, abrindo novas oportunidades de negócio com clientes que valorizam a segurança da informação”. A par, “melhora a ética dos seus colaboradores, promove a importância da confidencialidade no local de trabalho, reforça a segurança da informação e elimina possíveis riscos de fraude ou perda de informação”.

O processo de obtenção da certificação foi concluído em Dezembro de 2021 e é válido até Dezembro de 2024. Este projecto, gerido de acordo com as melhores práticas e envolvendo equipas heterogéneas de várias áreas Corporativas e de Negócio, para além de toda a conjuntura associada ao Covid-19 foi realizado quase totalmente em modo remoto.