Quer trabalhar nas Nações Unidas?

Notícias

Existem várias oportunidades dentro da ONU, em diferentes áreas de trabalho e também em diferentes lugares do mundo, devido à dimensão da Organização. As Nações Unidas procuram pessoas motivadas e que partilhem os mesmos valores da Organização para se juntarem às suas fileiras e trabalharem para um futuro mais próspero para a humanidade e para o planeta.

As principais áreas são:

1. Rede de Gestão e Administração

Tipo de funções: Administração, Auditoria, Ética, Inspecção e Avaliação, Investigação, Finanças, Recursos Humanos, Gestão de Investimentos, Gestão e Análise, Mediação.

Os empregos na Rede de Gestão e Administração centram-se na gestão de recursos humanos e financeiros, ética, investigação e auditoria, gestão e análise, e apoio administrativo.

2. Rede Económica, Social e de Desenvolvimento

Tipo de funções: Controlo dos Fluxos de Droga e Prevenção da Criminalidade, Assuntos Económicos, Assuntos Ambientais, Assuntos Populacionais, Gestão de Programas, Administração Pública, Assuntos Sociais, Estatística, Desenvolvimento Sustentável.

As oportunidades de emprego na Rede Económica, Social e de Desenvolvimento localizam-se principalmente no Departamento de Assuntos Económicos e Sociais em Nova Iorque, bem como nas cinco comissões económicas regionais das Nações Unidas com sede em Adis Abeba, Banguecoque, Beirute, Genebra e Santiago.

Muitos dos empregos nesta rede são especializados em apoio intergovernamental, na organização de conferências e fóruns internacionais e na preparação de relatórios. Além disso, os trabalhos na área da cooperação técnica incluem o controlo dos fluxos da droga e prevenção da criminalidade, a organização de seminários de formação para peritos nacionais e a coordenação de projetos de desenvolvimento de capacidades.

3. Rede Política, de Paz e Humanitária

Tipo de funções: Assuntos Civis, Assuntos Eleitorais, Assuntos de Direitos Humanos, Assuntos Humanitários, Assuntos Políticos, Estado de Direito, Instituições de Segurança.

Os empregos na Rede Política, de Paz e Humanitária abrangem a análise política e a preparação de relatórios para a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança e os seus órgãos e comités subsidiários.

Além disso, os trabalhos podem envolver a participação na organização e na preparação de estudos sobre questões políticas, humanitárias e de ajuda de emergência.

Os membros da rede podem participar em convenções e comités internacionais onde as Nações Unidas são um ator chave. Na sede da Organização em Nova Iorque, trabalham em estreita colaboração com as missões permanentes dos Estados-membros na coordenação do trabalho político.

Esta rede abrange também trabalhos nas áreas da manutenção da paz, da construção da paz, da resolução de conflitos, de direitos humanos, de assuntos humanitários, de processos eleitorais, de desarmamento, de contraterrorismo e de outras áreas relacionadas. Os postos de trabalho estão localizados nos escritórios do Secretariado, que estão espalhados por diversos países.

4. Rede de Informação e Tecnologias de Comunicação

Tipo de funções: Tecnologia dos Media, Tecnologias de Telecomunicações, Sistemas de Gestão de Informação e Tecnologia.

A Rede de Informação e Tecnologias de Comunicação desempenha um papel vital na implementação da tecnologia no seio das Nações Unidas. Estabelece estratégicas globais para a Organização, planeia e coordena uma vasta gama de atividades de Tecnologias de Informação e fornece sistemas e infraestruturas empresariais.

Especificamente, os trabalhos incluem a investigação de tecnologias de informação e comunicação, formulação e conformidade de políticas, desenvolvimento tecnológico e o estabelecimento de infraestruturas de apoio aos sistemas de tecnologias de informação e comunicação da Organização, que incluem computação, telecomunicações, suporte de software e hardware, operações na Internet e aplicações a nível empresarial.

Outras responsabilidades podem também incluir apoio técnico para a gestão dos fluxos de trabalho dos ativos de informação da Organização através da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, processamento informático e tecnologias de comunicação.

Educação necessária

Informática, Sistemas de Informação, Matemática, Estatística, Engenharia Eletrónica, Técnica ou de Comunicação, Ciência Técnica, Tecnologia de Informática, Ciência da Informação, Ciências Sociais ou áreas afins.

5. Rede Jurídica

Tipo de funções: Juristas, Assuntos Jurídicos.

A Rede Jurídica procura fornecer um serviço jurídico unificado para o Secretariado e para outros órgãos das Nações Unidas. A rede presta serviços jurídicos sobre questões de direito internacional, nacional, público, privado, processual e administrativo. Também contribui para a compreensão, aceitação e aplicação coerente da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 e acordos de implementação conexos, através do processamento e publicação expedita de ações relacionadas com este acordo e tratados registados e depositados relacionados, para além de prestar assistência aos Estados Membros em matérias relacionadas com o direito dos tratados.

6. Rede de Informação Pública e Gestão de Conferências

Tipo de funções: Serviços de Conferência, Gestão de Documentação e Informação, Protocolo Linguístico, Informação Pública.

7. Rede de Segurança Interna e Proteção

Tipo de funções: Segurança.

A Rede Interna de Segurança e Proteção é responsável pela coordenação das políticas de segurança.

As responsabilidades típicas incluem o planeamento, desenvolvimento e administração de programas concebidos para garantir a segurança física e a segurança do pessoal e das instalações da Organização. O pessoal de segurança e proteção também contribui para o desenvolvimento de normas e procedimentos de segurança; a análise da informação de segurança com impacto na segurança do pessoal e das operações das Nações Unidas; a conclusão de avaliações de ameaças e riscos; e a implementação de medidas adequadas de mitigação de riscos. Os membros desta rede podem ser chamados para lidar com perturbações, responder a situações de emergência ou de crise ou gerir questões mais complexas relativas à segurança e proteção do pessoal e das instalações das Nações Unidas.

Educação necessária

A experiência do serviço militar ou da polícia nacional, ou de ambos, é um requisito para muitos cargos de segurança, tais como os de Oficiais de Segurança e Guardas de Segurança. Para cargos superiores, a experiência prévia em gestão de segurança e um diploma universitário em Ciências Políticas ou Sociais, Relações Internacionais, Aplicação da Lei, Administração de Empresas ou áreas afins são requisitos. Além disso, os cargos para Guardas de Segurança e Agentes de Segurança requerem um teste físico especial, bem como experiência prévia com armas defensivas.

8. Rede de Logística, Transporte e Cadeias de Abastecimento

Tipo de funções: Engenharia, Gestão de Instalações, Assentamentos Humanos, Logística e Cadeia de Abastecimento, Aquisições, Gestão de bens, Transportes.

Os trabalhos na Rede de Logística, Transporte e Cadeias de Abastecimento concentram-se na gestão de instalações, infra-estruturas, operações e apoio logístico.

Os empregos nesta rede abrangem diversos aspectos de gestão de instalações, engenharia e transporte. As Nações Unidas empregam um grande número de especialistas em logística, especialistas em operações aéreas, especialistas em controlo de movimentos e outros especialistas técnicos em missões de manutenção da paz que ajudam a organizar a entrega de fornecimentos e serviços a locais no terreno.

Educação necessária

Negócios ou Administração Pública, Arquitectura, Engenharia, Transportes, Aviação, Gestão de Segurança, Controlo de Tráfego Aéreo, Formação em Controlo de Tráfego Militar/Aéreo, ou campos relacionados.

9. Rede Científica

Tipo de funções: Medicina Natural, Ciências Naturais.

imagem: UN Photo/Evan Schneider

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.