Efacec lidera projecto para desenvolvimento solução de protecção de redes de média tensão

Notícias

A Efacec lidera o projecto SCALE – Scalable Centralized Grid Protection, Automation and Control, cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal2020, que tem como objectivo o desenvolvimento de uma plataforma para a subestação de distribuição digital do futuro, que permita o controlo, monitorização e protecção de redes eléctricas de média tensão (MT) de forma centralizada.

Para Ana Cristina Aleixo, gestora de projecto da Efacec, “a Efacec tem vindo a desenvolver e a investir desde 2018 em soluções inovadoras de automação para subestações no mercado internacional, potenciando a evolução do conceito tradicional de protecção e controlo para soluções totalmente digitais das subestações, digitalização do station-bus e process-bus, gestão de activos e cibersegurança”.

Esta solução, projectando e desenvolvendo sistemas de protecção centralizados para subestações, desafia as arquitecturas de subestação digital actuais, e é também uma alternativa disruptiva face à geração anterior de produtos e soluções PAC hoje aplicada na indústria, com forte impacto no modelo de negócio.

A solução a desenvolver “consistirá, assim, numa arquitetura inovadora e de alto valor acrescentado através da integração de flexibilidade na rede de distribuição, bem como pela capacidade acrescida na adaptação a novos requisitos funcionais, particularmente relevantes nos contextos dinâmicos de rede do futuro”.

“Simultaneamente, o projecto possibilitará a integração de aplicações inovadoras centralizadas e inteligentes, permitindo uma maior flexibilidade e adaptação do sistema de proteção e controlo à medida que evoluem as redes inteligentes e a integração das energias renováveis/ DER (Distributed Energy Resources), até agora mais difíceis de realizar.”

O projecto envolve um investimento na ordem dos dois milhões de euros e tem data de conclusão agendada para o primeiro semestre de 2023.

O projecto SCALE é liderado pela Efacec e desenvolvido pelo consórcio constituído pela ARMIS, INESC TEC e IT Aveiro, envolvendo ainda a participação da E-REDES (ex. EDP Distribuição), e do INESC-ID.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.