Organizações têm de encontrar equilíbrio entre a produtividade do trabalho remoto e segurança dos dispositivos

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A pandemia da COVID-19 mudou para sempre a forma como trabalhamos, com a maioria das empresas a transitar todo o seu staff para o trabalho remoto. Embora uma maioria das organizações tenha adoptado o trabalho remoto como um meio de vida, a segurança desta modalidade continua a ter falhas que precisam de ser colmatadas, aponta um recente estudo da Check Point.

De forma geral, em 2021, os investigadores dão conta de um aumento de 50% do número de ataques por semana contra redes empresariais.

As organizações têm como desafio encontrar o equilíbrio entre a produtividade do trabalho remoto e a segurança dos dispositivos, do acesso e dos activos da organização.

A nível global, a Check Point destaca as seguintes conclusões:

Falhas na segurança de acesso remoto: 70% das organizações permitem acesso a aplicações da organização a partir de dispositivos pessoais, como dispositivos sem gestão central ou dispositivos BYOD (bring your own device). Apenas 5% dos inquiridos dizem utilizar todas as medidas de segurança recomendadas para o acesso remoto.

A necessidade por segurança no acesso à internet: 20% dos inquiridos afirmam não utilizar nenhum dos cinco métodos recomendados para proteger os utilizadores remotos enquanto navegam pela internet, e apenas 9% utilizam todos os cinco métodos de protecção contra ataques iniciados na internet.

A falta de proteção contra ransomware: 26% dos inquiridos não têm uma solução endpoint que consiga detectar e impedir automaticamente ataques de ransomware. 31% não utilizam qualquer um dos métodos acima mencionados para prevenir que a informação sensível da empresa saia do seu perímetro.

Segurança de E-mail e dispositivos móveis: Apenas 12% das organizações que permitem acesso às organizações através de dispositivos móveis utilizam uma solução de proteção móvel contra ameaças. Isto demonstra o quão expostas estão as organizações à rápida evolução dos ciberataques de 5ª geração contra os trabalhadores remotos.

De acordo com as práticas recomendas pela Check Point Software, há cinco soluções de segurança críticas necessárias para proteger os utilizadores remotos contra ataques com base na internet: filtragem de URL, para evitar o acesso a sites maliciosos; reputação de URL, que avalia o risco de segurança dos endereços; Content Disarm & Reconstruction (CDR), tecnologia que remove código malicioso de ficheiros; uma solução contra ataques de phishing; e, protecção de credenciais.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.