Abertas candidaturas ao prémio de mérito da AP2SI

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As inscrições para a 6ª edição do Prémio de Mérito AP2SI – Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação decorrem até 31 de Março.

O prémio visa reconhecer um aluno que tenha obtido o grau de Mestre durante o ano de 2021, com um trabalho em temas relacionados com Segurança da Informação independentemente da área do curso.

São aceites trabalhos de todas as vertentes, não apenas tecnológicas, mas também sociais e políticas.

O jurí é composto por:

Bruno Morisson – Mestre com distinção em Segurança da Informação pela Royal Holloway, Universidade de Londres exerce as funções de Director de Serviços de Auditoria na INTEGRITY, coordenando projectos nas diversas áreas de actuação da empresa especialmente em testes de intrusão de infraestrutura, aplicações webmobile, ERP e SCADA entre outros.

É um membro activo da comunidade de segurança da informação em Portugal, e membro fundador da AP2SI da qual é actualmente Vice Presidente da Direcção.

Carlos Serrão – Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação. É também Doutorado em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, pela Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona).

Desde 2008 que é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que lecciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, e Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based. Desde Janeiro de 2015 que faz parte da ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas  mesmas áreas de investigação.

Líder português do OWASP (Open Web Applications Security Project) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projectos da organização. Membro fundador da AP2SI, onde exerce funções nos orgãos estatutários.

Paulo Moniz – Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST, frequentou uma Pós Graduação em Sistemas de Informação (POSI) na mesma instituição. É Mestre em Segurança da Informação pela Carnegie Mellon University e Mestre em Segurança Informática, pela FCUL, e conta com um Executive MBA da AESE Lisboa.

Em 2010 regressou à EDP para desempenhar as funções de Director da área corporativa de Segurança da Informação e Risco IT no Grupo EDP. É membro do Cyber Committee da AFCEA Portugal (Armed Forces Communications and Electronics Association), membro da Direcção da CIIWA (Competitive Intel and Information Warfare Association) e colabora como docente e investigador no Instituto de Defesa Nacional. Internacionalmente faz parte do grupo “Systems of Cyber Resilience – Electricity” do WEF.

Pedro Inácio – tem uma licenciatura em Matemática Informática e Doutoramento em Engenharia Informática, pela UBI. Integra o corpo docente da UBI desde 2010, onde preside o departamento de informática e lecciona unidades curriculares relacionadas com segurança e garantia da informação, programação de dispositivos móveis e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É director de curso da licenciatura em Informática Web. É também instrutor da Academia Cisco da UBI.

É membro sénior IEEE e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação, simulação assistida por computador, e monitorização, análise e classificação de tráfego de rede.

Sérgio Nunes – Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, é Mestre em Segurança da Informação pela Carnegie Mellon University e Mestre em Segurança Informática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Doutorado em Gestão de Sistemas de Informação no Instituto Superior de Economia e Gestão.

É professor auxiliar convidado no ISEG e na Universidade Atlântica. É coordenador da Pós-Graduação Information Security Management no ISEG. É um membro activo da comunidade de segurança da informação em Portugal e membro fundador da AP2SI. Exerce funções nos orgãos estatutários da AP2SI e da APGOVSI (ISACA Lisbon Chapter).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.