Drone da Beyond Vision participa em simulacro no Porto de Aveiro

Notícias

A portuguesa Beyond Vision participou num exercício de acidente simulado, no âmbito do plano de emergência interno da Administração Portuária de Aveiro, em parceria com a Vodafone Portugal.

A Beyond Vision fabricante certificada de UAV com um forte foco na monitorização contínua e aplicações de IA para resolver problemas complexos. A empresa tem um historial de desenvolvimento de produtos tais como Hexacopters totalmente autónomos, uma plataforma de UAV em nuvem, estações de base RTK, VTOLs de Asa Fixa, e uma Base de Aterragem.

Fundada em 2013 para fins de investigação no âmbito do Grupo PDM, a Beyond Vision comprometeu-se a inovar e a fornecer ferramentas de vanguarda. Desde 2019, participou em múltiplos projectos de investigação europeus e criou um roteiro bem definido para transformar protótipos em produtos reais.

Imagem: Beyond Vision

Segundo a empresa, através das suas redes sociais, o drone HEIFU desempenhou “um papel fulcral no terreno, captando imagens, em tempo real, deste simulacro, com o objectivo de visualizar gestão do acidente simulado e avaliar a intervenção e capacidade de resposta à emergência”.

O simulacro teve como cenário uma fuga de metanol, seguida de incêndio num navio em operação na ponte cais n. º 26 no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

A APA já realizou diversos simulacros. Em 2019, por exemplo, foi abordada a capacidade de resposta da protecção civil durante um simulacro de incêndio, explosão e derrame.

Este simulacro visou testar a capacidade de resposta e articulação das diversas entidades envolvidas em situações de emergência.

Avaliar planos de emergência

O exercício pretendeu avaliar o estabelecido nos planos de emergência internos das empresas a operar naquele cais, nomeadamente PRIO Energy e Bresfor – Industria de Formol e do plano da própria APA.

Esta avaliação aos Planos de Emergência das empresas operadoras no Porto de Aveiro, envolveu viaturas e operacionais de várias entidades, tais como, corporações de Bombeiros de Ílhavo e Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro, a Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Porto de Aveiro, a ANEPC-CDOS Aveiro, a GNR, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Ílhavo, empresas instaladas naquela área portuária, entre outras entidades.

A gestão desta actividade foi efetuada a partir do Centro de Coordenação de Operações através dos canais de comunicação estabelecidos com as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, com a equipa de brigadistas da Prio Energy Supply e da Bresfor – Indústria de Formol, com a tripulação dos rebocadores da Tinita, com as equipas dos núcleos de intervenção da APA, entre outras equipas de intervenção no local.

As operações no terreno executadas durante o simulacro, foram visualizadas em tempo real através de imagens captadas pelas câmaras CCTV existentes nos terminais e por um drone disponibilizado pela Vodafone Portugal Aeriya/ Beyond Vision, parceiro deste projecto.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.