ISIO deixa orientações na segurança a considerar em 2022

Notícias

A International Security Industry Organization (ISIO) deixou, recentemente, alguns alertas e orientações a considerar pelos profissionais da segurança para 2022.

Segundo a ISIO, a avaliação e previsão das ameaças de um cenário de vulnerabilidade mostram a necessidade de uma maior força na indústria da segurança.

Na segurança “devemos ser realistas, além de sabermos que devemos planear e prepararmo-nos para o pior”. Como aponta, “cada local e campo de interesse tem os seus problemas”.

A organização sugere que os profissionais verifiquem o tipo e padrão de crime na sua área de actuação ao longo dos últimos dois anos. “Que tipo de crime ocorreu? Houve um aumento gradual ou rápido no número desse mesmo crime”, questiona. “Houve um aumento de manifestações e motins na sua localização? Qual a sua motivação? Quais os seus impactos? Descobriu um novo crime ou notou um aumento de crimes específicos habituais?”, adianta.

Como refere, momentaneamente muitos países estão a passar para um estado endémico, no que toca à covid-19. Neste sentido, a ISIO alerta para a importância da aprendizagem sobre determinados temas na área da segurança, nomeadamente criminologia e investigação, bem como tecnologia.

Alguns países estão a passar do estado de pandemia para o estado endémico. “Sabemos que a indústria da segurança está realmente a fazer o trabalho no terreno para os ministérios da saúde, tirando a temperatura, gerindo os fluxos de pessoas e o seu comportamento, para além de assegurar que estas se higienizam. Mas, fazem-no mais por causa do crime e outras questões relacionadas com o mesmo”, aponta.

A organização destaca que uma população em modo de pânico poderá causar danos colaterais inesperados a uma escala maior. Com base nos padrões de variantes flutuantes em termos de velocidade e potência, a indústria da segurança deve estar apta para o efeito apenas em caso de necessidade.

Nos últimos dois anos, “alguns dos fornecedores de tecnologia e equipamento cresceram devido às exigências específicas do mercado. Alguns correram para o mercado rapidamente e podem ter sofrido danos de reputação por razões distintas”, alerta.

Mais tecnologia

A ISIO alerta para um aumento da procura de tecnologia específica, isto porque poderemos ter de confiar mais em tecnologias capazes de prever ameaças na sua localização ou campo de interesse em 2022.

Além da tecnologia, alerta para a nova geração de competências específicas que deve ser considerada. “Há milhões de criminosos todos os dias que estão a tentar contornar e vencer o sistema de segurança, quer a nível da tecnologia, quer da própria força de trabalho”.

Com situações a surgiram dentro das próprias organizações, pela mão de colaboradores, os profissionais de segurança são confrontados com mentiras, muitas vezes. Muitas vezes o profissional de segurança não se apercebe de determinada ocorrência, mesmo estando à sua frente, pois pode não ter tido instrução e conhecimento sobre essa tipologia de crime ou não ter notado uma intenção criminosa. Os conhecimentos de criminologia e a investigação de riscos poderão dar um bom contributo aos profissional de segurança.

A ISIO destaca a importância da ligação entre ecnologia e poder humano. Quando se sabe o que se deve procurar, como, onde e porquê – então as pessoas e a tecnologia são aliados necessários. “Precisamos de dispor a força de trabalho por conjuntos de competências e integrar a tecnologia de tal forma que os verdadeiros relatórios (de pessoas ou utilizando a tecnologia) dêem direcção à cobertura de novos crimes, descobrindo questões em evolução para além de soluções a considerar (métodos para litigar ou mitigar os danos colaterais)”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.