GNR, Direcção de Vigilância Aduaneira, Guardia Civil e Europol derrubam rede de contrabando transfronteiriço de tabaco

Notícias

Com o apoio do Centro Europeu do Crime Económico e Financeiro da Europol, uma investigação conjunta entre a Guarda Civil espanhola (Guardia Civil) e a Direcção de Vigilância Aduaneira (Dirección Adjunta de Vigilancia Aduanera) e a Guarda Nacional Republicana de Portugal (Guarda Nacional Republicana) levou ao desmantelamento de uma rede criminosa envolvida no contrabando transfronteiriço de tabaco.

A 16 de Fevereiro, mais de uma centena de agentes invadiram simultaneamente moradas de ambos os lados da fronteira suspeitos de envolvimento no contrabando de tabaco.

Números:

Oito suspeitos detidos
2 toneladas de tabaco cortado e tiras de tabaco apreendidas
Mais de 10 000 cigarros contrafeitos apreendidos, juntamente com equipamento para corte e secagem de tabaco
37 800 euros em dinheiro recuperado


As pesquisas imobiliárias foram realizadas na província de Sevilha (Espanha) e nas cidades de Coimbra, Lisboa, Leiria e Aveiro (Portugal).


Os criminosos são suspeitos de terem importado ilegalmente de Espanha para Portugal grandes quantidades de folhas e faixas de tabaco, destinadas à produção de cigarros falsificados. Esta rede criminosa tinha instalações de armazenamento e produção de tabaco espalhadas por ambos os países.

Pensa-se que estes criminosos contrabandearam mais de 7 toneladas de produtos do tabaco de Espanha para Portugal só em 2021.

A perda de receitas gerada por esta actividade ilegal está estimada em mais de 163 000 euros em Portugal.

A Europol reuniu os investigadores nacionais de ambos os lados que desde então têm vindo a trabalhar em estreita colaboração para estabelecer uma estratégia conjunta para derrubar esta rede.

Desde então, a Europol tem fornecido desenvolvimento e análise contínuos de informações para apoiar os investigadores no terreno.

Durante o dia de acção, o Centro Europeu de Crime Económico e Financeiro da Europol destacou um gabinete móvel para Sevilha e forneceu apoio financeiro para o destacamento de dois agentes portugueses para o centro operacional em Espanha.

Esta operação foi realizada no âmbito da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminais (EMPACT).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.