Nasce Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis

Notícias Segurança no Trabalho

Na sequência do projecto EATS (Ecossistemas de Ambientes de Trabalho Saudáveis) foi criado o LABPATS (Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis).

O LABPATS temo como objectivo o estudo aprofundado, sistemático e ecológico da saúde e bem-estar dos profissionais e das organizações e a colaboração na promoção e proteção da saúde e dos riscos em contexto laboral em Portugal. 

O LABPATS pretende reunir personalidades, investigadores, instituições académicas e de investigação, organizações, associações e entidades governamentais e não governamentais.

 Esta organização em rede permite uma abordagem multidisciplinar, uma importante articulação e conjugação de conhecimentos e competências e uma gestão flexível dos recursos disponíveis. 

O objetivo principal do projecto EATS é construir e validar um instrumento crosscultural e use friendly de avaliação dos healthy workplace denominado – Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS) que faz uma articulação entre o Modelo de ambientes de trabalho saudáveis da OMS (WHO, 2010) e Modelo Ecológico bronfenbrenner (1974), tendo em conta a condições de saúde e estilos de vida dos profissionais e de que forma as organizações são ecossistemas promotores da saúde e bem-estar.  O projeto é desenvolvido por uma equipa de coordenação oriunda da Universidade Lusíada de Lisboa, da FM/FMH/ISAMB/Universidade de Lisboa e do Plano Nacional para a Saúde Mental/Direcção-Geral da Saúde, contando com a coor