Prosegur lança Empowered Women em Portugal

Notícias

A Prosegur promove o talento feminino com o lançamento do seu programa Empowered Women em Portugal.

A empresa conta com 21% de mulheres face ao número total de colaboradores, um valor acima da média do sector da segurança privada.

José Lourenço, Director de Recursos Humanos da Prosegur Portugal, salientou que “na Prosegur estamos firmemente empenhados em apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres na nossa empresa, ao mesmo tempo que contribuímos para aumentar a representação das mulheres no sector da segurança privada. Neste sentido, para além de ações sobre a conciliação da vida profissional e familiar, estamos a promover o programa Empowered Women, uma iniciativa concebida para promover a igualdade, apoiar o desenvolvimento profissional e promover o talento feminino”.

A Prosegur está a desenvolver um caminho para impulsionar o talento feminino e aumentar a sua representação através de uma série de programas e iniciativas. Especificamente, o Empowered Women procura sensibilizar os profissionais da empresa, reforçar a liderança e autopromoção das mulheres, bem como promover e reter o talento feminino.

O programa foi lançado em Espanha em 2021 e – após o seu sucesso neste país – a Prosegur está a alargar esta iniciativa a 15 países da América Latina e Europa.

O projecto é desenvolvido com base em três pilares fundamentais: sensibilizar, atuar e motivar. Em primeiro lugar, o programa procura sensibilizar os trabalhadores, homens e mulheres, através de sessões de formação sobre questões de igualdade de género.

No que diz respeito ao pilar de actuação do Empowered Women, é concretizado através da iniciativa Mulheres de Alto Rendimento, na qual se realiza um acompanhamento das colaboradoras da Prosegur com mais responsabilidades na empresa.

O programa inclui formação contínua específica para a partilha de preocupações e experiências entre as várias colaboradoras. Adicionalmente, o departamento de Recursos Humanos informa sobre os seus progressos e competências adquiridas.

O projecto pretende ainda motivar através das Bolsas Empowered Women, desenvolvidas em colaboração com a Fundação Prosegur. Estas bolsas têm como foco o pessoal operacional (vigilantes e assistentes, por exemplo) e possibilitam o acesso a programas de formação.

Esta iniciativa permite dar mais visibilidade às conquistas das colaboradoras e aumenta as possibilidades de promoção interna. Este programa de bolsas de estudo também inclui o acompanhamento por parte de mulheres com uma longa trajetória na empresa.

Foto:  Divulgação Grupo Prosegur

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.