E-coordina obtém certificação ISO 22301 da Gestão de Continuidade de Negócio

Notícias Segurança no Trabalho

A empresa e-coordina obteve recentemente a certificação internacional ISO 22301 sobre Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócio.

A certificadora ICDQ foi a entidade responsável pela auditoria na certificação da ISO 22301 na versão do ano 2019 sobre o sistema de Gestão de Continuidade de Negócio. A ICDQ é representante em Espanha da entidade LMS que actua sobre a acreditação KAB —Korean Accreditation Board. O KAB é um organismo de acreditação representativo e responsável que proporciona serviços de acreditação para organismos de certificação ISO e que já acreditou cerca de 60 organismos de certificação, que operam em todo o mundo.

Enric Nebot, Director Comercial e de Expansão da ICDQ, entregou os certificados ao CEO da e-coordina Íñigo Martínez, ao qual deu os parabéns pela obtenção desta certificação. “Uma empresa que obtém esta certificação garante a sua viabilidade em qualquer cenário de risco”, destacou Nebot.

Um dos princípios básicos desta norma é estabelecer os planos de contingência e minimização de riscos para que não se paralise a actividade perante qualquer cenário de risco, interno ou externo.

A ISO 22301 é uma norma exigente. Somente as organizações com elevado grau de maturidade em sistemas de gestão se podem permitir de alcançar esta certificação, aponta a empresa em comunicado. As empresas com ISO 22301 têm de ter aprofundado a análise da gestão de riscos em diferentes aspectos. Também de diferentes pontos de vista de gestão e estratégia empresarial.

“Só as empresas que têm um elevado grau de maturidade nos sistemas de gestão e que entraram em profunda análise de risco, gestão de risco e continuidade do negócio podem dar-se ao luxo de obter esta certificação” afirmou Enric Nebot.

Existem muitos tipos de risco. Há riscos de serviço, por falta de matérias primas, riscos ambientais ou riscos relacionados com as pessoas. Também os derivados das crises económicas e outras crises globais, como a pandemia que vivemos recentemente e que ainda estamos a viver.

As empresas que têm modelos de gestão de Continuidade de Negócio podem fazer frente a esses riscos.

As organizações que adquirem e chegam a esta certificação —ISO 22301— são organizações que normalmente estão bem posicionadas no mercado, destaca a e-coordina. “Estão muito bem valorizadas e consideradas pela qualidade dos seus serviços”. São valorizadas também “pela fiabilidade que, como na e-coordina agora, está certificada”. “São empresas que aumentam o seu desempenho e lucros”, referiu Enric Nebot.

Para o director da certificadora, a e-coordina tem planos de contingência para proteger bens, tanto humanos como materiais e destaca a maturidade da empresa.

A e-coordina já tem a ISO 27001, que é o principal padrão de requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação e a ISO 9001, que especifica os requisitos para o seu sistema de gestão da qualidade.


“A e-coordina contempla qualquer tipo de risco e estabelece os planos de contingência específicos exigidos pela norma, a fim de garantir a continuidade do negócio. Esta é a razão pela qual esta certificação exigente e de difícil obtenção foi conseguida”. O director de expansão do ICDQ concluiu, referindo-se ao elevado envolvimento e preocupação da
e-coordina, na correcta gestão e melhoria contínua dos seus processos e actividades.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.