Está a decorrer curso de introdução ao mecanismo de protecção civil da UE

Notícias

Decorre de 14 a 18 de Março, no Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), o Curso de Introdução ao Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (CMI)”, organizado pelo Departamento de Protecção Civil de Itália, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e outros organismos europeus.

O curso desenvolvido no âmbito do programa de formação do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (MPCUE), visa difundir e aprofundar o conhecimento sobre o Mecanismo, proporcionando aos participantes os princípios básicos sobre gestão de riscos de catástrofes, acções de prevenção, questões jurídicas internacionais, protecção civil e ajuda humanitária.

O curso conta com a participação de 24 formandos de diversos países europeus, repartidos em quatro equipas de seis elementos cada, sendo que cada equipa representa um país.

Durante os primeiros quatro dias irão receber as bases formativas sobre o Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia. No último dia realiza-se um exercício conjunto, com a simulação de um teatro de operações a decorrer em Moçambique. 

O CMI constitui a formação de base sobre o Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia, sendo o objectivo principal criar uma base comum de entendimento entre os participantes, a fim de melhorar a compatibilidade e complementaridade das equipes que trabalham no terreno e facilitar a cooperação, troca de experiências e assistência mútua entre especialistas dos vários países envolvidos. 

O Curso é organizado pelo Departamento de Protecção Civil de Itália (ICPD), em parceria com a Inspecção-Geral de Situações de Emergência da Roménia (IGSU), a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), a Direcção-Geral de Protecção ao Cidadão de Castilla-La Mancha (GDPCC-LM), a Scuola Universitaria Superiore Sant ‘Anna (SSSA) e a Scuola Internazionale di Alta Formazione (SIAF).

Sobre a responsabilidade da DG ECHO – Direcção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia foi criado em 2001 para reforçar a cooperação ao nível da assistência e intervenção na área da protecção civil, em casos de emergência grave ou ameaça iminente. Dele fazem parte os Estados-Membros da União Europeia, mais a Noruega, Islândia, Montenegro, Macedónia, Sérvia e Turquia, num total de 34 países.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.