Plataformas de trabalho digitais criam novos desafios em matéria de SST

Notícias Segurança no Trabalho

Quatro novos estudos de caso da OSHA sublinham os riscos e os desafios em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST) dos trabalhadores que prestam serviços através de plataformas digitais nas seguintes áreas: entrega de encomendas, trabalho manual, revisão de conteúdos online e programação à distância.

Os riscos são, na sua maioria, específicos ao tipo de trabalho que é prestado através da plataforma digital e vão desde o levantamento de objectos pesados e o trabalho em posições desconfortáveis até à exposição a agressão verbal, intimidação e assédio, enquanto outros são transversais, como é o caso das longas horas de trabalho ou da precariedade laboral.

Os estudos de casos refletem também sobre as consequências para os trabalhadores, analisam as práticas e ações dos operadores de plataformas digitais e debatem a necessidade de prevenção e gestão dos riscos de SST.

Consulte os quatro estudos de casos

Leia a síntese informativa Segurança e saúde no trabalho em plataformas digitais: ensinamentos retirados de regulamentos, políticas, ações e iniciativas

Leia o relatório Trabalho em plataformas digitais e segurança e saúde no trabalho: documento de análise