INEGI apoia projecto CHETO IIOT

Notícias

A CHETO, fabricante de máquinas de furação profunda, furação, fresagem, roscagem, e mandrilagem, desafiou o INEGI a apoiar a integração de uma plataforma informática central e um módulo de sensores a aplicar nos seus produtos.

Segundo a informação divulgada pelo INEGI, Luís Moreira, responsável pelo projecto no INEGI refere que “o objetivo é desenvolver as competências e soluções para capacitar os produtos da CHETO – quer novos ou em catálogo – com tecnologias que permitam obter, trabalhar e comunicar informações relevantes à saúde da máquina, sem afectar o seu normal funcionamento”.

As tecnologias de monitorização avançada e manutenção preventiva são dois dos pilares da indústria 4.0, com enormes benefícios quer para os sistemas de produção quer para os modelos de negócio. Processos mais eficientes, minimização de down-time, e acesso a diversas informações para apoiar a tomada de decisão, são algumas das muitas vantagens.

Tendo por base a integração de um módulo de sensorização e processamento local, e uma plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things) para gerir os equipamentos a ela ligados, a CHETO conta com o apoio do Instituto para criar uma nova solução de monitorização a integrar nos produtos, mas também de um novo serviço.

Verificação do histórico de dados do sistema, alertas automáticos de falhas e análise preditiva dos seus equipamentos, são algumas das funcionalidades que os clientes poderão adquirir, na lógica de Software-as-a-Service, para tomar melhores decisões a nível do planeamento da manutenção.

O projecto arranca com o mapeamento das principais avarias e falhas dos sistemas CHETO, tarefa a cargo do INEGI. A equipa do Instituto vai também apoiar o desenvolvimento de módulo de sensorização para captar fenómenos que originam avaria e necessidade de manutenção, nos domínios da vibração e ruido, movimento linear e/ou angular relativo, temperatura e assinatura térmica, forças e pressões.

Este apoio estende-se também ao estudo e selecção sistemas de edge computing para análise da informação proveniente dos sensores, e da plataforma IIoT e forma de implementação das funcionalidades de manutenção preditiva. Por fim, dará suporte também à construção do sistema piloto.

O projecto CHETO_IIoT é cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Regional do NORTE 2020, e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.