I.R.I.S. – Intervenção para a Responsabilização e Interiorização de Segurança em Técnicos do Setor Elétrico – Práticas Silva & Vinha

Notícias Opinião Segurança no Trabalho

Por Vera Gonçalves, responsável/gestora de formação da Empresa Solform

Tem havido uma crescente evolução da operadora da rede de transporte (REN) e distribuição de energia elétrica (E-REDES) e seus Prestadores de Serviço Externos (PSE), em termos de tecnologia, procedimentos de segurança e equipamentos para assegurar a eficácia técnica e a segurança de quem executa trabalhos de natureza elétrica. No entanto, os acidentes e incidentes de trabalhos ainda ocorrem e são fator de preocupação nas organizações deste setor.

A origem da maioria destes acidentes está relacionada com eletrocussão, queda em altura, movimento incorreto ou sobreesforço e interação inadequada com equipamentos de trabalho.

A análise mais aprofundada dos acidentes leva-nos à presença de uma subestimação do risco, sendo essencial promover nos técnicos do setor elétrico competências psicossociais para tomadas de decisão informadas e conscientes no exercício da sua atividade, que pode não ser alcançado unicamente com a formação e treino profissional existente. É assim necessário colocar o comportamento no centro da intervenção da segurança no trabalho, capacitando os técnicos e suas chefias para identificar, medir e modificar atitudes e comportamentos inseguros.

Focada na promoção de uma cultura e transformação estrutural para a excelência em segurança no trabalho, a Silva & Vinha implementou um programa de segurança comportamental que foi designado por I.R.I.S – Intervenção para a Responsabilização e Interiorização de Segurança.

O I.R.I.S é um programa de segurança baseado nos pressupostos da psicologia cognitiva, focado na transformação das motivações intrínsecas de cada colaborador para a sua segurança, na comunicação em equipa para uma consciência de segurança coletiva e na obtenção de uma compreensão mais profunda da cultura de segurança de toda a organização.

O I.R.I.S teve como premissa base que o comportamento deve ser visto muito para além da ação do técnico, e deve ser compreendido como um conjunto de relações entre este e o meio (máquinas, ferramentas, procedimentos, colegas, chefias, clientes, organização) em que atua.

Assim, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o número de acidentes e incidentes de trabalho e promover uma cultura de segurança na Silva & Vinha, o I.R.I.S, inclui iniciativas como: i) Empreitada de Segurança – um conjunto sessões grupais nas quais cada colaborador participa e visa trabalhar competências como motivação e crenças sobre segurança e risco,  auto-conceito, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, stress e tempo; ii) observação e acompanhamento por uma psicóloga  no terreno; iii) consultas individuais de avaliação de risco psicossocial; iv) treino de competências socioafetivas destinada a líderes (momento STOP to THINK)

O programa esteve em curso de 2016 a 2021 e, da avaliação do impacto do programa destacamos um aumento no valor atribuído aos itens motivação para a segurança e perceção de risco, e uma diminuição na perceção de conhecimentos de segurança, o que pode estar correlacionado com um maior reconhecimento dos atos inseguros praticados por falta de informação e/ou perceção do risco. Tem-se observado uma gradual aceitação dos participantes do programa promovendo-o positivamente junto dos seus pares, e também, uma maior propensão destes para o desenvolvimento de comportamentos seguros. A Silva & Vinha consolida assim um caminho contínuo e sustentável para uma Cultura de Segurança.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.