EMSA reforça operações de vigilância marítima dos sistemas de aeronaves pilotadas

Notícias Transportes

A EMSA acaba de anunciar a contratação de serviços de comunicação por satélite para apoiar operações de vigilância marítima conduzidas por sistemas de aeronaves pilotadas à distância.


A EMSA adjudicou recentemente seis contratos de serviços de comunicação por satélite (satcom) para apoiar as operações de vigilância marítima dos sistemas de aeronaves pilotadas à distância da Agência.

Os contratos destinam-se a fornecer comunicações rápidas e eficazes tanto aos prestadores de serviços RPAS da Agência como indirectamente às autoridades marítimas que utilizam os serviços RPAS.

Com estas novas capacidades, a EMSA terá acesso a um vasto conjunto de satélites para garantir serviços de comunicação por satélite acessíveis, seguros e autónomos não só para esta geração de serviços RPAS, mas também para a próxima.

Estes novos contratos-quadro abrangerão três categorias diferentes de serviços:

  • serviços de satélite para além das comunicações por rádio-linha de visão;
  • serviços de conectividade por satélite para comunicações terra-a-terra; e,
  • serviços de satélite para operações RPAS baseadas em navios.

Foram assinados contratos-quadro para comunicações RPAS para além da linha de visão de rádio com a SES Techcom para duas categorias de nível de serviço diferentes: 2Mbps e 5Mbps na ligação de retorno. Estes serviços destinam-se a fornecer uma capacidade de satélite de banda larga de alto desempenho para aplicações de alta taxa de dados, incluindo em particular a transmissão de fluxos simultâneos de sensores, a entrega de imagem/vídeo de alta resolução e uma ligação de comando e controlo a partir do RPAS para a costa.

A EMSA também assinou contratos-quadro de serviços de conectividade por satélite para serviços de comunicação terra-a-terra com: Viasat Netherlands, Telespazio France e SES Techcom, bem como contratos-quadro de serviços de conectividade por satélite para operações baseadas em navios com SES Techcom e Telespazio France. A ligação à Internet via satélite de banda larga ao abrigo destes contratos, até 10Mbps, será utilizada para transmitir os dados de carga útil ao Centro de Dados RPAS, permitindo aos utilizadores finais acompanhar remotamente as operações RPAS.

Os serviços contratados abrangerão a instalação do serviço, o aluguer do equipamento e a manutenção conexa, bem como toda a infra-estrutura espacial e de segmento terrestre necessária.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.