Hikvision abre escritórios em Lisboa

Notícias

A Hikvision inaugurou, na passada semana, as suas novas instalações em Portugal. São mais de 470m2, complementados com um showroom onde se encontram alguns dos principais produtos e novidades da marca. Os novos escritórios estão localizados na Av. José Malhoa, em Lisboa. A inauguração contou com a presença de Ethan Qu, presidente da Hikvision Iberia, e Bruno Bento, Portugal regional sales manager da empresa.

A Hikvision chegou a Portugal em 2018, e desde então traçou como objectivo ter um espaço físico, algo que se concretiza agora. “A Hikvision quando decidiu ter pessoas em Portugal tinha como objectivo ter um espaço e principalmente um showroom”, adianta à Security Magazine, Bruno Bento. Como explica o responsável, “o crescimento já estava a ser tão grande (…) que já se justificava ter um escritório, um espaço físico, onde possamos trabalhar e, acima de tudo, fazer as nossas certificações técnicas e formações comerciais”.

A sucursal portuguesa da Hikvision Espanha nasceu no início de 2021, sendo que a sua parte comercial reporta a Espanha. A equipa em Portugal conta, actualmente, com cinco pessoas, mas a previsão é de crescimento. “A ideia da Hikvision, não só em Portugal, como noutros países, é ter pessoas locais, que conheçam o país e os clientes”, sublinha.

Face ao mercado espanhol, Bruno Bento destaca que são mercados muito diferentes. “O mercado espanhol é muito mais valioso, mas o português é muito importante para a Hikvision”. Desde 2018, a empresa já cresceu 109% em Portugal.

Novas áreas de negócio

A origem da empresa está fortemente ligada à videovigilância, porém, a Hikvision está a expandir-se para outras áreas de negócio. Durante a apresentação, o presidente da Hikvision Iberia destacou as novas áreas: EZVIZ (home security), HikRobot (equipamentos autónomos para movimentação de paletes), HikAuto, HikMicro, HikStorage, HikImaging, HikFire (alarmes de incêndio), HikRayin (sistemas de inspecção para verificação de bagagens e metais). Como salientou, a HikFire, dedicada aos sistemas de alarmes de incêndio, deverá chegar à Europa no próximo ano.

Ethan Qu, presidente da Hikvision Iberia

“A Hikvision surgiu como uma empresa de vídeo, primeiro com equipamento de gravação e depois câmaras, sendo que o seu crescimento passou por acompanhar e desenvolver novas soluções, havendo uma altura em que decidiu apostar noutras áreas de negócio”, salienta Bruno Bento. Assumindo-se como uma “empresa muito tecnológica”, conta com mais de 20.000 engenheiros a desenvolver soluções e produtos numa base regular.

Em termos do security, Bruno Bento explica que o foco da empresa é a convergência. “Todas as soluções que desenvolvemos comunicam entre si e conseguimos ter uma oferta completa ao cliente – desde o vídeo, intercom, controlo de acessos, intrusão, entre outros”.

Empresa aposta no mercado de IT

Além dos mercados verticais, como a banca, distribuição e infra-estruturas-críticas, a Hikvision está agora a apostar no mercado de IT. “É uma novidade para nós”, diz Bruno Bento.

O investimento em novas áreas de negócio, nomeadamente na educação/business e IT, passa pela introdução no mercado de displays interactivos ou webcams, por exemplo. “Não são (produtos e soluções) de security, estão inseridos no mercado vertical de educação e business, mas são comercializados por empresas distribuidoras e integradoras de IT”, explicou o responsável.

Neste sentido, há um reforço na área residencial, mantendo como foco a convergência total entre todos os produtos. “Quando desenvolvemos alguma novidade é sempre a pensar numa total convergência que vai desde o mercado empresarial ao mercado residencial”, afirma.

Com este novo investimento, Bruno Bento destaca que “o escritório e showroom serão uma ferramenta de trabalho muito importante, que darão um aspecto diferenciador face a outros fabricantes. Queremos, em primeiro lugar, que os nossos parceiros se sintam satisfeitos e confortáveis (…) e, acima de tudo queremos continuar no crescimento ambicionado pela empresa”.

A empresa conta com cinco distribuidores no mercado – quatro Pro e um de Hiwatch -, e essa continuará a ser a aposta na área do security em Portugal. “Não faz sentido no mercado português, para já, aumentarmos o número de distribuidores”, diz Bruno Bento. Como justifica, “este crescimento que tivemos depende muito dos nossos distribuidores, que são nossos parceiros”, ou seja, “falamos de uma relação win-win – se ganharmos, eles ganham. Acima de tudo, queremos continuar todos juntos a crescer”. A abertura a novos distribuidores, poderá acontecer nos novos mercados, com empresas especializadas na área.

Distribuidores da Hikvision em Portugal

A Hikvision foi fundada em 2021 e conta actualmente com 66 subsidiárias e escritórios em todo o mundo, quase 50.000 colaboradores. Em 2020, o grupo alcançou receitas de 9.20 mil milhões de dólares, o que corresponde a um crescimento de 33,21% entre 2010 e 2020.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.