STILL participa em projecto europeu focado no controlo inteligente de movimentos

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O projecto de investigação IMOCO (Controlo Inteligente de Movimentos) está a ser desenvolvido na Europa e deverá estar concluído no quarto trimestre de 2021. O projecto visa permitir a condução autónoma de veículos de transporte em infra-estruturas de produção ou armazéns. Do lado alemão, o projecto é liderado pela Still, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos de intralogística, pertencente ao grupo Kion.

Veículos de transporte que navegam de forma verdadeiramente autónoma através de armazéns e instalações de produção, aprendendo a analisar e “compreender” o seu meio envolvente, reconhecendo de forma fiável os obstáculos e as pessoas, evitando-os e, ao mesmo tempo, transportando mercadorias de forma rápida e fiável de um local para outro – o que ainda soa a ficção científica.

Contudo, de acordo com os fundadores do projecto de investigação europeu IMOCO, esta visão vai em breve, tornar-se realidade. Para este fim, foram definidos quatro cenários no âmbito do projecto de investigação que se caracterizam por “gémeos digitais” e princípios de IA (aprendizagem mecânica/aprofundamento): Navegação inteligente, recolha de mercadorias, o seu transporte e eventual entrega no destino.

“Tais processos colocam exigências muito elevadas. Com o nosso OPX iGo neo, enviámos para o projecto um preparador de encomendas que já se aproxima muito da ideia deste veículo de condução autónoma devido ao seu equipamento inteligente e às capacidades resultantes”, descreve Ansgar Bergmann, responsável pelo projeto IMOCO na STILL.

É necessária tecnologia de sensor altamente sensível

Os actuais veículos guiados automatizados, ainda têm os seus limites quando se trata de operar de forma completamente autónoma em armazéns ou instalações de produção.

Embora reconheçam os obstáculos e travem de forma independente, não podem evitar obstáculos, procurar inteligentemente os percursos mais eficientes e analisam o ambiente.

Para tal, necessitam de tecnologia de sensores altamente sensíveis sob a forma de scanners laser, câmaras ou radar para detetar objectos espaciais, tais como prateleiras ou mesmo sinais, marcações e visores.

Além disso, devem “compreender” o seu ambiente, registar alterações e ser capazes de lhes dar resposta. Só assim estes veículos poderão navegar independentemente até ao seu destino, reconhecer e manusear cargas, evitar obstáculos ou encontrar locais lógicos de armazenamento para as mercadorias transportadas.

O OPX iGo neo já opera autonomamente no corredor, deteta e compreende o seu ambiente e dele derivam ações apropriadas. No entanto, deixar o corredor da prateleira com total autonomia e navegar pelos corredores do cliente, assim como, planear caminhos óptimos para isso, por exemplo, ainda não faz parte do produto.

Mas precisamente porque já está equipado com os sensores ambientais correspondentes, o OPX iGo neo é o ponto de partida ideal para os desenvolvimentos futuros desejados deste projecto.

“Para o OPX iGo neo, o objectivo do projecto é aumentar o nível de compreensão do ambiente e as capacidades de tomada de decisão, a fim de aumentar continuamente as capacidades autónomas, a inteligência do robô, e permitir-lhe agir autonomamente no armazém para além do corredor da prateleira. A máquina e as abordagens de aprendizagem profunda desempenham aqui um papel muito importante”, explica Ansgar Bergmann.

Detectar obstáculos em tempo real

A IMOCO estabeleceu o objectivo de criar os pré-requisitos para esta desafiante aplicação de sistemas robóticos móveis em ambientes dinâmicos de intralogística.

A execução autónoma e as modificações baseadas na situação do planeamento de uma rota, incluindo a consideração de objectos em movimento, como pessoas ou veículos, deverão então ser possíveis em todo o armazém.

Ansgar Bergmann afirma: “O projecto de investigação pretende desenvolver ainda mais a tríade convencional de reconhecimento, análise e ação através da inteligência artificial – para perceber, compreender e resolver”.

No âmbito do projecto de investigação, os veículos devem ser capazes de perceber o ambiente espacial através de diferentes sistemas de sensores e não só reconhecer objetos treinados, como também estimar os seus movimentos. “Esta detecção de obstáculos tem de ser feita em tempo real para um bom funcionamento”, diz o perito.

Hamburgo como “centro de investigação”

Na sede da STILL em Hamburgo, está a ser criado um demonstrador onde se reunirá todo o trabalho dos parceiros do projeto. Para além da STILL como representante do Grupo KION, o Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística (IML), Hahn Schickard, IMST GmbH, Nuromedia e Digital Twin Technology estão também a participar no projeto do lado alemão. O IMOCO é financiado pela União Europeia através da organização de investigação “Electronic Components and Systems for European Leadership” (ECSEL) e pelo Ministério Federal da Educação e Investigação.

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