Sector dos serviços domésticos belgas lança alerta sobre segurança e saúde no trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

Com mais de um milhão de clientes na Bélgica (1/4 dos agregados familiares), o sector dos cheques-serviço (também designado sector dos serviços pessoais e domésticos a nível da UE) tornou-se essencial desde a sua criação em 2004. Foi, contudo, recentemente que surgiram mais problemas na área da segurança e saúde no trabalho (SST).

Em 2019, o sector dos serviços pessoais e domésticos representava 9,5 milhões de postos de trabalho na UE-27, dos quais 6,3 milhões declarados e 3,1 milhões não declarados. A atcual evolução macroeconómica, como o aumento da taxa de actividade profissional das mulheres e, em particular, o envelhecimento da população, está a fazer aumentar ainda mais a procura de serviços pessoais e domésticos na Europa.

No setor na Bélgica, são várias as características específicas dos serviços pessoais e domésticos que prejudicam o bem-estar dos trabalhadores, em especial, o volume de trabalho físico, os escassos intervalos entre clientes, o isolamento no trabalho, a falta de reconhecimento social e os produtos e materiais utilizados.

Por conseguinte, “é fundamental que o sector tome uma série de medidas destinadas a melhorar a saúde e a segurança dos seus trabalhadores”, diz a OSHA.

As conclusões poderão ser de interesse para outros Estados-Membros que não disponham dessas informações. Contribuirão igualmente para apoiar os parceiros sociais europeus no objetivo de fazer face aos desafios do setor na área da SST.

Leia o documento de reflexão Bem-estar no trabalho no sector belga dos cheques- serviço
Saiba mais sobre esta iniciativa neste artigo da OSHwiki

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.