Stellantis participa em teste de viaturas conectadas 5G que permite alertas de perigos em tempo real

Notícias Transportes

A Stellantis participou no live trial da 5G Automotive Association (5GAA), no domínio da comunicação 5G de veículos conectados e da tecnologia de vanguarda de computação multi-acesso (MEC), realizado em Blacksburg, no estado americano da Virginia. No ensaio ao vivo deste novo conceito de segurança do condutor e dos peões testaram-se novas tecnologias de roaming para aplicação na segurança rodoviária.

“Tornar as estradas mais seguras para os condutores e para os peões é o objetivo final do desenvolvimento destas tecnologias de próxima geração”, sublinhou Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis.

“O Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid é o veículo perfeito para estes testes ao vivo, ao estar equipado com tecnologias ‘vehicle-to-everything’ (V2X) e alertas de segurança ao condutor. Com a 5GAA, estamos a trabalhar com líderes do setor em todo o mundo, para ajudar a preparar o caminho para que a tecnologia autónoma possa beneficiar os nossos produtos e, em última análise, os nossos clientes.”

A Stellantis encontra-se envolvida em várias iniciativas a nível global, incluindo um programa de testes semelhante, realizado em Turim, Itália, destinado a avaliar a tecnologia 5G e a gestão de grandes volumes de dados, incluindo o dimensionamento e a configuração de capacidades de computação dentro das viaturas.

A comunicação sem fios a alta velocidade é um elemento-chave para permitir um aumento dos níveis de autonomia dos veículos, bem como de futuros serviços conectados e tecnologias de mobilidade.

O pacote de tecnologias de teste instalado no Jee Wrangler 4xe plug-in hybrid permite ao veículo prevenir as infraestruturas próximas da sua posição, de modo a alertar os peões e outros veículos, mas também receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.

Este concept-car conectado da 5GAA usa câmaras e sensores fixos nas infraestruturas para assim poder recolher dados detalhados que completam o que um veículo pode “ver” usando os seus próprios sistemas.

Com uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, um cruzamento, por exemplo, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem.

Participaram, também, no programa de testes realizado na Virginia os seguintes parceiros da 5GAA: Intel, Verizon, American Tower, CapGemini, Telus, Harman, Virginia Tech Transportation Institute e Virginia Department of Transportation.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

Tagged