Teste de veículos conectados 5G permite alertas de perigos em tempo real

Notícias Transportes

Empresas querem melhorar níveis de sinistralidade nas estradas

A Stellantis participou no live trial da 5G Automotive Association (5GAA). Este realizou-se no domínio da comunicação 5G de veículos conectados e tecnologia de computação multi-acesso (MEC).

No ensaio ao vivo deste novo conceito de segurança do condutor e dos peões testaram-se novas tecnologias de roaming para aplicação na segurança rodoviária.

“Tornar as estradas mais seguras para os condutores e peões é o objectivo do desenvolvimento destas tecnologias de próxima geração”, sublinhou Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis.

“O Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid é o veículo perfeito para estes testes ao vivo, ao estar equipado com tecnologias ‘vehicle-to-everything’ (V2X) e alertas de segurança ao condutor”.

Tecnologia 5g

A Stellantis encontra-se envolvida em várias iniciativas a nível global, incluindo um programa de testes semelhante, realizado em Turim, Itália,

Este é destinado a avaliar a tecnologia 5G e gestão de grandes volumes de dados, incluindo o dimensionamento e configuração de capacidades de computação dentro das viaturas.

A comunicação sem fios a alta velocidade é um elemento-chave para permitir um aumento dos níveis de autonomia dos veículos e futuros serviços conectados.

O pacote de tecnologias de teste permite prevenir as infraestruturas próximas da posição dos veículos. Assim é possível alertar os peões e outros veículos e receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.

Este concept-car conectado da 5GAA usa também câmaras e sensores fixos nas infraestruturas. Assim recolhe dados detalhados que completam o que um veículo pode “ver” usando os próprios sistemas.

O sistema pode tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, para comunicar riscos de segurança para peões e veículos que se aproximem.

Participaram tamb´ém no programa a Intel, Verizon, American Tower, CapGemini, Telus, Harman, Virginia Tech Transportation Institute e Virginia Department of Transportation.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.