Observatório de Cibersegurança do CNCS publica Estudo Sobre o Ensino Pós-Secundário e Superior de Cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Observatório de Cibersegurança do CNCS acaba de publicar um Estudo Sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança.

Este estudo caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas, analisando os objectivos, os conteúdos e os resultados de aprendizagem, o número de estudantes, diplomados/as e a sua evolução, bem como o registo das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos, nesta área.

O Estudo analisa ainda as perspectivas dos directores dos cursos e dos ciclos de estudo de nível superior sobre as componentes da formação técnica, ética e legal, as necessidades do mercado de trabalho e os desafios que se colocam à formação na área de cibersegurança ao nível da investigação e inovação.

Este trabalho foi realizado por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Universidade do Porto, em estreita colaboração com o CNCS.

No universo dos cursos CET da área das Ciências Informáticas, e com conteúdos de cibersegurança, encontraram-se, em 2021, 3 cursos diferentes oferecidos por 13 instituições distintas: “Aplicações Informáticas de Gestão”, “Gestão de Redes e Sistemas Informáticos” e “Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação”.

Para além desta oferta, há um CET em Cibersegurança que em 2021 é promovido por 5 entidades distintas, em 11 locais diferentes.

No que toca à implantação da Cibersegurança no ensino superior, dos 246 cursos/ciclos de estudo identificados na área de Ciências Informáticas, verificou-se que existem 109 que contêm nos seus planos de estudo UC e/ou conteúdos diretamente relacionados com a cibersegurança: 37 CTeSP, 36 Licenciaturas, 33 Mestrados e 3 Doutoramentos.

A oferta específica de cursos/ciclos de estudo em Cibersegurança e Segurança de Informação em Portugal em 2021 é composta por 20 cursos/ciclos de estudo – 9 CTeSP, 1 Licenciatura, 9 Mestrados e um Doutoramento – o que significa um aumento de três novos CTeSP e um novo mestrado relativamente a 2020. O número de inscritos/as nestes cursos/ciclos de estudo, que mantém uma tendência crescente, foi de 718 estudantes – 309 (43,04%) em CTeSP, 119 (16,57%) na Licenciatura, 284 (39,55%) nos Mestrados e 6 (0,84%) no Doutoramento. Os/as diplomados/as, em 2019/2020, foram 152: 79 em CTeSP, 6 na Licenciatura, 65 nos Mestrados e um no Doutoramento.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.