ID Logistics lança robot autónomo para inventários com inteligência artificial

Notícias Produtos

A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, acaba de revelar o primeiro robot autónomo para inventários a operar com inteligência artificial.

Este robot, chamado ASTRID, foi desenvolvido em conjunto pela ID Logistics e pelas empresas francesas E-Dentic e Wyca. Sendo uma estreia mundial no sector da logística, este robot não necessita de intervenção humana para conhecer a sua rota, orientar-se ou realizar trabalhos de inventário.

A realização de um inventário é uma tarefa complexa e morosa tanto para o operador logístico como para os seus clientes.

Num contexto de interrupções de produtos relacionadas com dificuldades na cadeia de abastecimento e crises de saúde globais, os stocks e os tamanhos dos armazéns tendem a aumentar.

Os operadores logísticos devem encontrar soluções para garantir a monitorização regular, autónoma e fiável para assegurar a disponibilidade do produto e a produtividade do armazém.

A ID Logistics, em conjunto com as empresas E-Dentic e Wyca, desenvolveu uma nova ferramenta de gestão de stocks: o robot autónomo para inventários ASTRID.

Esta tecnologia responde a dois desafios:

  • Optimizar a fiabilidade do stock em armazém, realizando inventários de alta velocidade de forma 100% autónoma.
  • Fornecer, em tempo real, toda a informação necessária para a adequada gestão da cadeia de abastecimento dos seus clientes.

ASTRID: Inteligência Artificial ao serviço dos inventários

Uma verdadeira joia tecnológica, o ASTRID (Autonomous Stock Taking Robot by ID Logistics) é um robot móvel autónomo, projectado para apoiar os gestores de stock no seu dia-a-dia. Capaz de fotografar paletes e ler códigos de barras, também detecta locais vazios e ocupados. Pode trabalhar à noite em total autonomia e em coactividade, de acordo com as normas de segurança em vigor.

Inventários realizados a um ritmo sem precedentes

Só o ASTRID verifica 5.000 paletes por hora, o que é 20 vezes mais rápido que um drone que geralmente exige um operador próximo e 100 vezes mais rápido que um inventário manual.

A frequência de inventário pode assim ser aumentada drasticamente sem qualquer esforço adicional para os gestores de stock. Isso permite realizar inventários fiscais de forma automática, tornar o stock mais fiável, melhorar a qualidade do serviço e aumentar a produtividade dos operadores de máquinas ou preparadores.

O gestor de stock tem a opção de iniciar rotinas regulares ou tarefas pontuais. O ASTRID irá então lançar a sua missão, realizar o inventário, enviar fotos e/ou relatórios da sua missão para o portal web. Por fim, o gestor analisará os desvios e as diferenças de stock.

Uma concentração das mais recentes tecnologias

Desenvolvido por três empresas especializadas em inovação tecnológica, o ASTRID está equipado com as mais recentes tecnologias de ponta. De forma a assegurar a gestão de inventários e stocks, sem qualquer intervenção humana, o ASTRID está equipado com:

–        Navegação SLAM: para ser 100% autónomo, sem intervenção humana ou infraestrutura.

–        Visão robótica: para uma taxa de leitura próxima de 100% e capacidade para todos os tipos de códigos de barras.

–        Inteligência artificial: para análise automática de todos os tipos de paletes (80×120, 100×120 ou oversized).

–        Mastro retrátil com câmaras: para passagem entre células, gestão de obstáculos em altura e captação de fotos até 11,5m em total autonomia.

–        Carregamento por indução: para operação contínua diurna e noturna, mesmo na presença de colaboradores.

–        Equipamento de segurança de última geração: como os lidars 3D que detetam qualquer obstáculo e permitem que o robot pare instantaneamente.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.