Novos radares já estão em funcionamento em Lisboa

Notícias Transportes

O sistema de segurança rodoviária da cidade de Lisboa conta com um total de 41 dispositivos de controlo de tráfego, instalados em locais estratégicos. A rede, que acaba de ser aumentada, tem como objecitvo diminuir a velocidade praticada nas vias e reduzir o número de acidentes e minimizar os impactos nas vítimas.

Na aproximação das zonas onde estão colocados os radares está instalada sinalização informativa sinal H43 – Velocidade instantânea, que indica que a via está sujeita a fiscalização de velocidade

Os equipamentos contam com uma tecnologia que permite o controlo simultâneo de velocidade em várias vias e ambos os sentidos.

O novo sistema permite receber no centro de coordenação da mobilidade do município dados de tráfego em tempo real, nomeadamente velocidades médias, contagens de veículos com possibilidade de desagregar por tipologia de veículo, distância entre veículos para avaliação de congestionamentos de via, entre outros. A gestão dos radares é assegurada pela Polícia Municipal.

A Câmara de Lisboa investiu mais de 1 milhão de euros nos novos 20 radares e mais de 1 milhão na substituição de 21 radares antigos.