STILL tem novo empilhador eléctrico pensado na segurança das operações

Notícias Produtos

A STILL acaba de anunciar o novo empilhador STILL RXE 10-16C, vocacionado para condições apertadas e turbulentas durante a carga e descarga de camiões, contentores ou corredores estreitos das instalações. A segurança do novo equipamento foi altamente valorizada pela empresa.

O mais jovem empilhador eléctrico é o sucessor do STILL RX 50, um dos empilhadores eléctricos mais vendidos da sua classe, que, segundo a empresa, “impressiona com inúmeras características de segurança”.

O novo STILL RXE 10-16C “oferece uma relação extremamente bem equilibrada entre conforto de condução, manobrabilidade e segurança. Graças às suas dimensões compactas e direção muito sensível, o empilhador de três rodas é extremamente eficiente e manobrável nos espaços mais apertados”.

O equipamento está vocacionado para movimentar cargas com peso até 1,6 toneladas com requisitos mínimos de espaço. Com uma altura de pouco menos de 2m e uma largura de menos de 1m, o veículo pequeno e compacto cabe em segurança através de qualquer porta – por exemplo, ao descarregar contentores e camiões – ou mesmo através de corredores muito estreitos no armazém.

“Apesar das suas dimensões compactas, o RXE 10-16C levanta meia tonelada de carga a uma altura de quase 7m, sem qualquer esforço. Trata-se de uma realização muito impressionante para um pequeno empilhador. Isto é possível graças ao centro de gravidade particularmente baixo e ao desenho extra rígido do mastro de elevação”, sublinha Jürgen Wrusch, especialista em produtos para empilhadores elétricos da STILL GmbH.

Segurança em destaque

O STILL RXE 10-16C “não é apenas particularmente manobrável, com uma velocidade máxima de 12,5 km/h quando carregado, é também bastante rápido em longas distâncias no armazém”.

Por razões de segurança, está equipado de série com a função de assistência Curve Speed Control. O ajuste automático da velocidade nas curvas mantém-no sempre em segurança – mesmo em curvas um pouco mais apertadas.

Além disso, o seu mastro particularmente estreito e as barras de protecção do tejadilho optimizadas em termos de visibilidade proporcionam ao condutor uma visão global óptima, através da qual pessoas ou objectos no campo de acção do empilhador podem ser reconhecidos de forma fiável.

A máxima segurança de trabalho é também garantida pelas outras opções de equipamento individualmente configuráveis – desde o indicador de direcção até à iluminação de segurança Safety Light 4Plus, o indicador de altura do elevador, o assistente de estabilidade ou a detecção de sobrecarga.

“Não comprometemos as características de segurança mesmo com o mais pequeno representante da nossa família de empilhadores eléctricos. Com os seus numerosos sistemas de assistência ao condutor, alguns dos quais estão disponíveis como opções, o RXE 10-16C é tão seguro como os membros, supostamente maiores, da família de empilhadores eléctricos STILL”, explica Dyrk Draenkow, gestor de produto para empilhadores elétricos e sistemas de energia.

De acordo com a tradição familiar

Não só os sistemas de assistência, mas também o conceito de funcionamento uniforme da família de empilhadores eléctricos RX foi transferido para o novo RXE 10-16C.

“Qualquer pessoa que já esteja familiarizada com outros veículos da família RX, também se dará de imediato, muito bem com o nosso mais recente. Herdou o local de trabalho ergonomicamente confortável do condutor, o conceito de operação inovador e o computador de bordo inteligente STILL Easy Control, que exibe claramente todas as informações e funções de desempenho relevantes”.

As funções de controlo podem ser seleccionadas individualmente – multi-alavanca, mini-alavanca ou Joystick 4Plus – que garantem o conforto de condução nas séries RXE 10-16C, RX 20 e RX 60 de empilhadores eléctricos. Também beneficiam do conforto oferecido pelo espaço para pés, de 44 centímetros de comprimento. Há espaço suficiente para sapatos de segurança até ao tamanho 45.

O novo empilhador obtém a sua dinâmica a partir de uma tração CA trifásica com rodas traseiras em tecnologia de 24 volts e baseia-se no conceito de tracção ou componentes de tracção do empilhador retráctil FM-X.

Para o RXE 10-16C alimentado por baterias de chumbo-ácido, o acesso ao carregamento é muito fácil a partir de cima. Se for desejada uma mudança de bateria, isto pode ser feito – como com o RX 50 – pelo lado através de um veiculo com plataforma rolante interna e externa opcional.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.