Vale a pena trabalhar a Segurança Rodoviária!

Notícias Opinião

Por

José Fernando Guilherme

Segurança Rodoviária e Eficiência Energética, CTT Correios de Portugal

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Janeiro é há muitos anos o mês em que procuro realizar um balanço do meu trabalho no ano anterior e o fecho do Plano do ano que está em frente.

Em 2022 voltei a cumprir esta rotina…

No âmbito do Programa de Segurança Rodoviária que coordeno nos CTT o balanço foi positivo. Não tenho o hábito de me antecipar, recordo o ano de 2019 que estava a correr bem e quase no final do ano tivemos um acidente fatal.

Por isso prefiro manter todo o foco nos trabalhos em curso e só depois do ano concluído fazer a análise final.

Partilho dois quadros que mostram o essencial:

Como se verifica mantivemos a tendência de redução dos acidentes laborais com causa rodoviária. E, no entanto, a atividade da frota foi muito superior… Também o absentismo associado manteve a redução. Pessoalmente tinha o receio de que o ano de 2021, com a retoma depois do ano de 2020 marcado pelo maior impacto da Covid viesse a registar um aumento, o que não se verificou.

Sem dúvida que a formação e a sensibilização dos profissionais sobre a segurança e prevenção rodoviária é importante. Apesar das dificuldades que a Covid nos trouxe conseguimos manter em 2020 este trabalho e em 2021 atingimos os melhores números desde o início. Esta é uma das ações mais importantes neste Programa.

Também o reconhecimento recebido é importante em diversos planos. Dá-nos um reforço importante para o nosso trabalho, uma responsabilidade cada vez maior e também nos dá a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para que outras empresas com frotas possam incorporar na sua atividade estas preocupações.

Em 2021 aprovamos o nosso “Compromisso de Segurança Rodoviária”, um documento assumido pela gestão de topo e que define a Politica de Segurança Rodoviária na empresa e nos compromete a todos!

Realizamos mais uma edição do Drivers Challenge, com adaptações porque a Covid não nos permitia uma versão com muitas pessoas em simultâneo. Foi uma edição com uma parte inicial feita à distancia e a parte final com as duas provas fundamentais, Eco condução e Perícia (feita com veículos elétricos). Mas o essencial foi garantido, reconhecer as melhores equipas e os melhores condutores em eficiência energética e em segurança rodoviária!!!

Em 2021 recebemos dois reconhecimentos especiais.

A nomeação para o DEKRA Road Safety Award, só o facto de termos estado nesta final com tantos exemplos de excelência é um orgulho!

No final do ano recebemos o Prince Michael International Road Safety Award, um enorme orgulho por termos recebido este grande prémio e ter a confirmação da importância do nosso trabalho.

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Mas 2022 estava a começar…Concluímos o novo Programa com base na análise detalhada do que aconteceu em 2021 e tendo em conta os desafios da Década de Ação de Segurança Rodoviária 2021 – 2030..