Centralmed fornece serviços de Saúde e Segurança no Trabalho à Kaffa desde 2015

Notícias Segurança no Trabalho

A Centralmed fornece, desde 2015, serviços de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) à Kaffa, empresa portuguesa de cápsulas de café. Segundo a informação divulgada pela Centralmed, os serviços prestados foram aumentando ao longo do tempo, “sempre numa parceria que permite, hoje, dizer que a Kaffa tem uma cultura de segurança no trabalho.

“Fruto deste trabalho, conseguimos um aumento da formação dos trabalhadores, uma diminuição dos índices de sinistralidade, uma maior participação dos trabalhadores nesta área e um maior fortalecimento da cultura de segurança no trabalho, com o apoio crescente da Técnica de ST Cátia Figueiredo”, salienta a COO da Kaffa.

Entre 2020 e 2021, a Kaffa aumentou 155,6% a formação dos colaboradores, diminuiu 37,5% os acidentes de trabalho e diminuiu em 18 vezes o número de dias de ausência por acidentes de trabalho.

“Temos um elevado grau de exigência e queríamos mais acompanhamento, que a empresa não conseguia dar. Embora já existisse uma cultura de segurança e documentação neste âmbito — por exemplo, instruções escritas, fichas de prevenção de riscos, etc. —, estas precisavam de ser revistas e adaptadas à dimensão e às alterações da empresa”, explica Maria Gabriela Madeira, Chief Operating Officer (COO) da Kaffa, reportando-se ao início da parceria em 2015.

A Kaffa e a Centralmed começaram a trabalhar com o “objectivo comum de minimizar os riscos e manter a segurança dos trabalhadores, mas também de consciencializá-los dos riscos profissionais a que estão expostos”, destaca a empresa fornecedora no seu site.

Entre os procedimentos e medidas implementadas, a empresa destaca:

  • Reforço no acompanhamento de segurança no trabalho, bem como na formação de SST;
  • Avaliação de riscos de cada função e de acordo com uma metodologia criada em conjunto com a Kaffa;
  • Adequação e actualização de procedimentos adaptados ao trabalho que cada um executa;
  • Análise cuidada de todos os acidentes de trabalho e investimento na alteração de procedimentos consoante a ocorrência;
  • Reforço da formação/informação aos acidentados;
  • Actualização de documentação na área de segurança – fichas de prevenção de riscos profissionais;
  • Dinâmica de ginástica laboral na empresa;
  • Adequação de EPC e EPI;
  • Cumprimento legal no âmbito de SST;
  • Dinamização interna da segurança no trabalho. 

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.