Empresa de logística aposta em avançado sistema de segurança aérea e terrestre com uso de drones e robôs

Notícias

A GXO Logistics implementou um avançado sistema robótico de segurança aérea e terrestre num dos seus principais centros de distribuição em Clayton, Indiana, e planeia aumentar significativamente a implementação de sistemas de segurança automatizados noutros centros durante o próximo ano.

É a maior frota de robôs de segurança aérea e terrestre do mundo. A dupla DroneDog e DroneSentry, integrada com a plataforma de segurança DroneCore da Asylon, são tecnologias de segurança do futuro, fornecendo dados de alta qualidade e actualizações de actividade no local que podem detectar potenciais problemas em tempo real e simultaneamente informar as equipas de segurança.

Thomas Nelson, Director Sénior de Segurança da GXO, explica: “Implementamos o sistema de segurança avançado DroneDog e DroneSentry nas instalações de um cliente com mais de 1 milhão de metros quadrados e que requer uma presença de segurança 24/7 para salvaguardar o nosso pessoal e os nossos produtos. A combinação de robótica aérea e terrestre dá-nos uma soberba transmissão de vídeo ao vivo, incluindo visão infravermelha para patrulhas nocturnas, e podemos operar, avaliar e responder em tempo real”.

A GXO já utilizou estes dispositivos robóticos para realizar mais de 12.000 actividades de segurança relacionadas com alarmes e patrulhamento ou primeira resposta.

A empresa também utilizou estes bens robóticos para investigar e eliminar alarmes, bem como para realizar inspecções de segurança vídeo, poupando milhas e tempo de viagem para os membros da equipa.

Esta tecnologia detecta potenciais problemas em tempo real, e conduz a um ambiente mais seguro para a equipa, ao mesmo tempo que protege os produtos do cliente.

Michael Quiroga, Chefe de Finanças da Asylon, diz: “A equipa Asylon está entusiasmada por implementar esta tecnologia à escala com a GXO. DroneCore é uma plataforma de segurança robótica aérea e terrestre única e é perfeita para as necessidades de segurança das instalações da GXO”. E embora a tecnologia tenha provado ser um sistema eficaz de dissuasão e detecção, estamos igualmente entusiasmados por estabelecer uma parceria com a GXO para abrir oportunidades de formação e criar novos empregos como parte do nosso objectivo de ajudar a desenvolver a força de trabalho do futuro”.

As aeronaves e os robôs terrestres são controláveis e podem ser monitorizados através de uma rede, permitindo aos empregados responder mais rapidamente a alarmes ou a potenciais eventos perigosos.

Os robôs automatizados proporcionam oportunidades para os membros da equipa serem qualificados à medida que recebem formação sobre como operar eficazmente a tecnologia e criar proactivamente instalações mais seguras.

O sistema DroneDog da Asylon está ligado sem fios à nuvem e possui uma carga útil de segurança, uma estação de carga protegida contra intempéries e a plataforma Spot da Boston Dynamics, que é um robô móvel ágil que atravessa facilmente terrenos irregulares, sobe escadas e evita obstáculos de forma autónoma.

O sistema DroneDog já registou mais de 960 km de patrulhas no local. Funciona em conjunto com o sistema DroneSentry, que inclui uma estação de base meteorológica para aterragem autónoma e substituição de bateria. As duas tecnologias oferecem pontos de vista diferentes e podem rapidamente colocar uma câmara de zoom óptico de 20x onde quer que seja necessário, 24 horas por dia. Juntos, expandem significativamente as capacidades de segurança, cobrindo mais área em menos tempo do que os métodos tradicionais de vigilância.

Asylon, o criador do DroneCore, também fornece peritos que trabalham a partir de uma sala de controlo centralizada na Pensilvânia 24 horas por dia, 365 dias por ano para gerir remotamente estes sistemas e analisar os dados de segurança recolhidos em tempo real para manter o espaço seguro para os colegas do GXO.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.