MiR lança software para tornar robôs móveis autónomos mais ciber-seguros

Notícias

A MiR Robots, fabricante de robôs móveis, autónomos e colaborativos, introduziu um novo software para tornar os robôs móveis autónomos (AMR) mais robustos e escaláveis, permitindo-lhes executar tarefas mais rapidamente com maior segurança cibernética. Também facilita a integração da frota MiR com outros sistemas.

A capacidade de navegar eficientemente e evitar estrangulamentos é fundamental para o desempenho dos equipamentos. As novas funções fornecidas pelo software para os robôs móveis da MiR “asseguram um desempenho óptimo nos processos logísticos e instalações de produção”.

O novo software melhora as qualidades dos robots MiR para os tornar mais competitivos. O sistema, disponível para frotas individuais e completas, centra-se numa interface de utilizador mais rápida e intuitiva que permite aos utilizadores executar funções tais como planear e reprogramar a navegação em ambientes com obstáculos e pessoas, navegar em grandes instalações e mudar de piso mais facilmente.

De acordo com Søren E. Nielsen, presidente da MiR Robots, a experiência do cliente ao longo dos anos “tornou claro que o software é a chave para a automação”, pelo que com esta nova funcionalidade o utilizador “obtém uma melhor experiência global”.

O novo software da MiR apresenta uma interface de utilizador completamente redesenhada para uma melhor usabilidade, com diferentes níveis e fácil configuração. A partir de qualquer dispositivo inteligente com acesso à Internet, os empregados podem aceder aos diferentes painéis de controlo ou controlar os robôs.

AMR contra ciberataques

Garantir a segurança no seu AMR sempre foi uma questão chave para a MiR e o desenvolvimento deste novo software é mais um passo em frente. O programa cumpre a norma IEC 62443 para sistemas de automação industrial, que inclui a assinatura do código do software, autenticação alargada do robô e actualização do sistema operativo do robô.

“Este software lança as bases para optimizar a utilização dos nossos AMR agora e no futuro à medida que nos adaptamos a ambientes dinâmicos e aos avanços tecnológicos”, disse Nielsen.

O novo software, portanto, dá aos robôs móveis autónomos as tecnologias certas para assegurar processos logísticos optimizados, bem-estar dos trabalhadores e segurança contra ciberataques.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.