ASAE e Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar juntam-se para campanha #EUChooseSafeFood

Notícias

Qual é a diferença entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de” nos rótulos dos meus alimentos? Existem regras de higiene alimentar que devo seguir em casa para manter a minha família segura? Devo preocupar-me com os aditivos alimentares?

Estas são algumas das questões colocadas pelos consumidores europeus que a campanha #EUChooseSafeFood tem vindo a responder, traduzindo a ciência por detrás da segurança alimentar da UE. Com base numa primeira fase de sucesso, foi lançado um segundo ano da campanha para cobrir uma série de novos tópicos. 

Flipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, dá as boas-vindas à campanha em Portugal: “Esta nova campanha visa capacitar os consumidores com informação que permita dar-lhes confiança nas escolhas saudáveis para si próprios e para as suas famílias, onde quer que se encontrem na Europa. Esta importante iniciativa irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo. Esta campanha fortalece ainda a cooperação em curso entre todas as partes interessadas, a EFSA e a ASAE,enquantoAutoridade de Segurança Alimentar responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e seu ponto focal nacional”.

A ASAE e a EFSA continuam a sua missão de ajudar os europeus a fazer escolhas alimentares com confiança, prolongando a bem-sucedida campanha #EUChooseSafeFood por um segundo ano.

A campanha explica o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha #EUChooseSafeFood que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível que os consumidores podem utilizar quando compram e consomem alimentos – desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos.

Visa, assim, encorajar os europeus a fazer escolhas alimentares confiantes, explicando o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Lançado a 7 de junho, no Dia Mundial da Segurança Alimentar, o segundo ano da campanha segue o primeiro, expandindo a gama de tópicos sobre os quais os consumidores podem aprender, adicionando temas como a saúde vegetal, novos alimentos, e suplementos alimentares.

Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha irá também explicar o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.