Centro logístico da Garland em Valadares com 50% de ocupação

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A funcionar há cerca de um mês, o Centro Logístico de Valadares, o terceiro armazém do operador logístico Garland, em Vila Nova de Gaia, já conta com uma taxa de ocupação de 50%.

Com 38.000 m2 de área de construção, é o maior, o mais recente e moderno centro logístico da Garland Logistics. Agosto foi dedicado ao enchimento inicial das instalações, realizado num ritmo dedicado de elevada intensidade, mobilizando meios relevantes, numa cadência que envolve o recurso a mais de 70 camiões por dia.

“No primeiro mês de actividade, já foram recepcionadas cerca de 50.000 paletes, representando 50% da capacidade do centro”, diz Ricardo Sousa Costa, membro do conselho de administração do Grupo Garland e CEO da Garland Logistics. Segundo indica as operações requereram a contratação directa de 40 pessoas, ou seja, de 40% da necessidade futura prevista. Recorde-se que deverão ser admitidos 100 colaboradores fixos, mas os postos de trabalho indirectos deverão ascender a 200.

Segundo Ricardo Sousa Costa, “a abertura do Centro Logístico de Valadares assenta numa lógica de consolidação de stocks para assegurar uma maior disponibilidade aos clientes e fornecedores, minimizando os movimentos e os lead time associados na cadeia de abastecimento nacional dos mesmos”.

Centro aposta em avançadas tecnologias de segurança

Representando um investimento de 30 milhões de euros, o Centro Logístico de Valadares, que está implementado num terreno com cerca de 100.000 m2, junto ao nó de Arcozelo, entre a A44 e a A29, incorpora as mais avançadas tecnologias de segurança, nomeadamente um modelo de sprinklagem FM approved, um sistema completo de detecção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção, o que “garante à Garland uma posição de liderança na oferta logística ao mercado nacional”.

A construção do edifício obedeceu a todas as boas práticas de inovação e sustentabilidade ambiental e energética, fazendo deste um empreendimento logístico de última geração. Com o objectivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, o projecto seguiu um plano extremamente exigente, com validações rigorosas de vários intervenientes, incluindo as mais apertadas exigências de segurança e de sustentabilidade ambiental.

O piso é de alta planimetria, permitindo uma circulação optimizada e segura dos equipamentos de movimentação, há 44 cais desnivelados de vários tipos, incluindo telescópicos de forma a permitir a adaptação a qualquer tipo de veículos; iluminação LED em linhas programáveis com sensores de presença, possibilitando uma optimização total dos consumos de electricidade, acrescida de uma grande preocupação em maximizar a iluminação zenital; painéis fotovoltaicos para autoconsumo e postos de carregamento para viaturas eléctricas.

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