Milhares de empresas na Europa têm 320 ferramentas gratuitas de avaliação de riscos

Notícias Segurança no Trabalho

Milhares de empresas em toda a Europa recorrem a mais de 320 ferramentas gratuitas de avaliação interactiva de riscos online (OiRA) para gerir os riscos de segurança e saúde no trabalho (SST) e proteger os trabalhadores.

Por detrás do sucesso desta iniciativa europeia única está uma comunidade empenhada de 17 parceiros sociais sectoriais nacionais e 17 parceiros sociais sectoriais da UE.

Além de ocupar uma posição de destaque no Quadro Estratégico da UE para a saúde e segurança no trabalho 2021-2027, a avaliação de riscos através da OiRA foi também integrada nas estratégias de SST nacionais de muitos Estados-Membros da UE.

ACT disponibiliza 20 ferramentas gratuitas

A EU-OSHA realizou hoje uma conferência de alto nível em Bruxelas que reunirá parceiros OiRA nacionais e da UE, bem como representantes relevantes a nível político, para traçar uma panorâmica das realizações e ensinamentos retirados.

Os resultados de um estudo qualitativo sobre as ferramentas OiRA aplicadas em empresas francesas revelam a intuitividade, a eficiência e a adaptabilidade às necessidades dos sectores e das empresas como aspectos fundamentais de sucesso.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.