Minsait, Red Hat e Intel unem-se na digitalização de subestações eléctricas

Cibersegurança e InfoSec Notícias Produtos

A Minsait, uma empresa da Indra, associou-se à Red Hat e à Intel para introduzir no mercado uma solução aberta e escalável com capacidades de segurança avançadas para a virtualização de subestações eléctricas, que pode ser utilizada tanto no segmento de instalação primária como em subestações secundárias (ou subestações transformadoras).

O principal objectivo desta colaboração passa por criar uma arquitectura tecnológica de ponta, abrangente, que cubra todos os processos operacionais necessários após a digitalização destes activos e que seja compatível com os elevados requisitos de tempo real e de segurança necessários nestes ambientes operacionais. 

Onesait Phygital Edge

A Onesait Phygital Edge permitirá uma virtualização homogénea e interoperável dos dispositivos e aplicações actualmente instalados em subestações, utilizando hardware genérico e elementos de sensorização e atualização discreta.

Entre as principais vantagens desta virtualização de activos estão a facilidade de gestão remota, escalabilidade local flexível, resistência a falhas e capacidade de implementar novas aplicações baseadas em Inteligência Artificial para melhorar as operações e apoiar a tomada de decisões e processos dos TSOs/DSOs. 

A Onesait Phygital Edge integra, entre outras, as capacidades de cibersegurança da Intel e da Red Hat nas áreas de hardware dedicado e sistema operativo nas suas versões específicas de Edge Computing.

A Intel Trusted Platform amplia as capacidades do TPM.2.0 e integra-se com os módulos PKI e Key Vault da SIA (empresa líder em cibersegurança através da qual a Minsait presta serviços nesta área) para verificar a identidade dos elementos que participam na rede (IoT) e a encriptação da informação que trocam.

Ter dispositivos interligados significa que a informação que tratam é cada vez mais sensível e exposta a ciberataques, razão pela qual o fornecimento de capacidades para os proteger é de importância vital.

A utilização de certificados digitais em ambientes IT/OT, neste caso facultados na nuvem da SIA, é fundamental para a sua protecção. 

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.