Outubro é o mês da cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) promove actividades e campanhas de sensibilização para o mês de Outubro.

O Mês Europeu da Cibersegurança (ECSM) foi lançado no início do mês pela Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Promoção do nosso Estilo de Vida Europeu, Margaritis Schinas. 

Neste que é o décimo aniversário da iniciativa, os temas promovidos concentrar-se-ão no phishing e no ransomware, com uma série de actividades que ocorrem em toda a União Europeia (UE), ao longo do mês . 

Entre elas estão Conferências, workshops, sessões de formação, webinars e questionários, momentos estes organizados pela ENISA e pelos Estados-Membros. Estas actividades estão disponíveis para os interessados que pretendam participar, através do site do Mês Europeu da Cibersegurança.

A fim de promover melhor os materiais de campanha dos Estados-Membros e apresentar as actividades das partes interessadas, a ENISA adicionou os Prémios ECSM à campanha pela primeira vez este ano.

Mais resiliência

 Recorde-se que o objectivo da campanha do ECSM passa por fortalecer a resiliência dos sistemas e serviços da UE, permitindo com que os cidadãos atuem como “firewalls humanos eficazes” e, assim, deem um passo em frente na direção de uma sociedade mais cibersegura.

Em particular, a edição de 2022 do ECSM visa atingir profissionais com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos de todos os seftores da economia, com especial enfoque nas PME’s. Destina-se também a toda a comunidade empresarial europeia e a pessoas individuais cujo trabalho depende de tecnologias e ferramentas digitais.

O Mês Europeu da Cibersegurança lançado pela primeira vez em 2012, sendo que atualmente é considerado parte integrante das ações destinadas a implementar as disposições da Lei de Cibersegurança da UE sobre sensibilização e educação.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.