Universidade do Porto e Bosch têm projecto para tornar veículos seguros

Notícias

O projecto Theia está a ser desenvolvdo pela Universidade do Porto em parceria com a Bosch Car Multimedia e visa tornar os veículos mais seguros no contexto da condução autónoma, com percepção da envolvente. O projecto é cofinanciado pelo Compete 20202.

Segundo a informação divulgada pelo site do Compete 2020, o projecto tem como objectivo implementar e validar os algoritmos de percepção baseado em dados obtido no sensor LIDAR, como resposta às capacidades exigidas ao automóvel no contexto da condução autónoma: percepção integral da área envolvente, estimativa das condições externas que afectam a condução (e.g. condições metereológicas), teste e validação em contextos laboratoriais.

Este projecto surge como resposta às exigências da condução autónoma, nomeadamente na busca de percepção integral da envolvente externa do veículo, de estimativa das condições externas que afetam a condução (e.g. condições meteorológicas), e da caracterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais – de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano, aponta o mesmo site.

O projecto THEIA: Automated Perception Driving conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 27,3 milhões de euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 16,9 milhões de euros.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.