Stress no trabalho aumentou diz inquérito da EU-OSHA

Notícias Segurança no Trabalho

Mais de quatro em cada dez trabalhadores (44%) dizem que o seu stress no trabalho aumentou em resultado da pandemia, de acordo com o inquérito aos trabalhadores da EU-OSHA OSH Pulse – segurança e saúde no trabalho em locais de trabalho pós-pandémicos.

Quase metade dos inquiridos (46%) afirmaram estar expostos a uma forte pressão de tempo ou sobrecarga de trabalho. Outros factores que causam stress incluem uma comunicação ou cooperação deficiente dentro da organização e uma falta de controlo sobre o ritmo ou processos de trabalho.

Uma série de questões de saúde relacionadas com o trabalho que estão normalmente associadas ao stress são relatadas por uma proporção bastante elevada de trabalhadores: 30% dos inquiridos relataram pelo menos um problema de saúde (fadiga geral, dores de cabeça, fadiga ocular, problemas musculares ou dores) causado ou agravado pelo trabalho.

No entanto, falar de saúde mental já não é tabu. De acordo com 50% dos trabalhadores, a pandemia tornou mais fácil falar dela no trabalho. Mas, nem todos os trabalhadores se sentem à vontade para falar sobre o que sentem.

Enquanto 59% disseram que se sentem à vontade para falar com o seu gestor ou supervisor sobre a sua saúde mental, 50% receiam que a revelação de um estado de saúde mental possa ter um impacto negativo na sua carreira.

Em termos de iniciativas e actividades no local de trabalho para prevenir ou reduzir os riscos, 42% disseram que a informação e formação sobre bem-estar e como lidar com o stress são fornecidas no seu local de trabalho. O acesso ao aconselhamento e apoio psicossocial (38%) e a actividades de sensibilização e outras actividades para fornecer informação sobre segurança e saúde (59%) também está disponível.