Empresa suíça dedicada à soberania digital abre operação em Portugal

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A UBCOM, empresa suíça de aconselhamento estratégico em cibersegurança e soberania digital, abriu um escritório em Portugal, na DNA Cascais, com o objectivo de trabalhar o mercado nacional e todos os mercados de língua oficial portuguesa.

Com sede na Suíça e escritórios em França, Luxemburgo e agora em Portugal, a UBCOM tem a missão de apoiar governos e empresas a defender a sua soberania digital, ou seja, a proteger dados sensíveis, sejam pessoais, estratégicos ou operacionais, no mercado global contra a inteligência económica e a espionagem industrial. A UBCOM assegura, também a protecção política da informação, adequando as estratégias de segurança digital e da informação à legislação e regulamentos locais, a fim de proteger o titular e a propriedade intelectual.

Para Frans Imbert-Vier, CEO e fundador da UBCOM, «a decisão de expandirem a atividade para Portugal está directamente relacionada com o facto de Portugal ser um ecossistema de early adopters, aberto a soluções inovadoras no sector digital e isto deve-se em particular às iniciativas legislativas implementadas para reforçar a cibersegurança do país, mas também às excelentes universidades, que formam os talentos de amanhã. Vale a pena, também, sublinhar o esforço do Governo, inscrito no Orçamento de Estado, para a criação de competências transversais na sociedade ao nível da cibersegurança.»

O relatório Global Cyberspace Security Index 2020, que mede o compromisso de 193 países em questões de cibersegurança, classifica Portugal no 14º lugar (era 42º em 2018) e em 8º no ranking europeu (era 25º em 2018).

Contudo, como sublinha Frans Imbert-Vier, «Portugal enfrenta, tal como todos os países, ameaças cibernéticas crescentes e a provà-lo estão os muitos ataques de que têm sido alvo empresas e organismos do Estado, nalguns casos com quebras graves de serviços, afetando, inclusivamente, alguns serviços críticos. Isto mostra que ainda há um longo e permanente caminho a percorrer ao nível da cibersegurança.»

Um caminho para o qual a UBCOM pode ser o parceiro mais adequado, pelas características dos serviços e tecnologias de cibersegurança e soberania digital que põe ao serviço dos seus clientes e que estão agora disponíveis em Portugal.

Por outro lado, Frans Imbert-Vier acrescenta que «a experiência da UBCOM no sector da saúde, a proteger hospitais, clínicas ou laboratórios farmacêuticos e de análises, é, também, uma oportunidade, tendo em consideração que este sector tem sido alvo de constantes ataques.»

Bruno Correia, CEO da UBCOM Portugal, refere que «pretendem, através da transferência de know how, apoiar a economia e o país a responder aos grandes desafios do digital, criando e dinamizando o emprego local»

Na primeira fase da sua entrada em Portugal, a UBCOM vai apostar em três serviços principais: Ubscan, Detoxio by Serenicity e Mailshield.

O Ubscan é o primeiro software de análise e certificação de vulnerabilidades que é cobrado por IP. O Ubscan identifica todas as fraquezas e vulnerabilidades dos sistemas de informação e de todos os equipamentos com um endereço IP (servidores, impressoras, IoT). Trata-se de um diagnóstico fundamental para corrigir vulnerabilidades e incrementar o nível de segurança dos sistemas.

O Detoxio, um serviço exclusivo da UBCOM, analisa e bloqueia fluxos tóxicos em tempo real, que podem alterar, destruir ou roubar dados das organizações.

Já o Mailshield destina-se a proteger um dos principais, senão o principal instrumento de comunicação das empresas, o email. O Mailshield verifica o estado da configuração DNS, garante o destino correto dos emails, deteta tentativas de spoofing e phishing e descobre a origem e a gravidade das ameaças aos emails.

Segundo Bruno Correia, «são serviços de entrada de gama, com preços escaláveis, que permitem a todo o tipo de empresas sofisticarem as suas estratégias de segurança digital.»