ISQ inaugura instalações em Luanda

Notícias

O ISQAPAVE, empresa em Angola detida pelo grupo português ISQ e que opera em Angola desde 2004, acaba de inaugurar novas instalações na zona industrial de Luanda na Boavista, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Economia da República Portuguesa, João Neves.

O ISQAPAVE, que resulta de uma parceria entre o Grupo ISQ e o Grupo fracês APAVE, tem vindo a crescer em Angola prevendo fechar 2022 com um volume de negócio acima dos 10 milhões de euros.

Entre os principais clientes estão a SBM Offshore, a Sonangol, a Total, Angola LNG, Unitel, INEA (Instituto Nacional de Estradas de Angola), BP, Kaombo (unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga de petróleo em rama, um dos maiores projectos de exploração de crude em águas ultraprofundas de África), entre outros.

Pedro Matias, presidente do ISQ, refere “estamos em Angola há vários anos e queremos continuar muitos mais. Angola é um mercado muito interessante e sempre tivemos uma excelente relação com as empresas em Angola, com os Governos de Angola e com as várias entidades públicas. Estamos cá para ajudar a indústria a subir na cadeia de valor e prestar um serviço de excelência à industria permitindo que a mesma funcione em condições optimizadadas e de alta performance industrial e tecnológica”.

Com 108 colaboradores maioritariamente angolanos, o ISQApave presta serviços nas áreas da inspeção, fiscalização, controlo de qualidade (QA/QC) e rope acess (trabalhos em altura) para sectores como o petrolífero, químico, petroquímico, produção de energia, cimenteiro e agrodindustrial.

Conta ainda com um Centro de Formação acreditado pelo INEFOP que ministra cursos sobre “espaços confinados”, “combate a incêndios”, “trabalhos em altura” e “equipamentos de elevação”.

Nas instalações de Talatona o ISQAPAVE possui vários laboratórios acreditados (eléctrico, temperatura, força, massa e volume e válvulas) que prestam serviços de calibração e metrologia legal.

Acreditado pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 para efectuar calibrações e ensaios, os laboratórios de Talatona são hoje os maiores e mais especializados na área da Metrologia em Angola.

Entre os trabalhos já realizados em Angola (em matéria de fiscalização, inspeção, consultoria técnica, controlo de qualidade, rope acess/trabalhos em atura) destacam-se intervenções nas pontes de Catumbela, Cangandala e Cabala; no Aeroporto de Luanda; no projeto Falcão/LNG (criação de infraestruturas necessárias para fornecer gás natural aos projetos industriais do Soyo, no norte de Angola); nos estádios de Luanda, Cabinda, Lubando e Benguela; na instalação de fibra optica, com supervisão em todas as províncias de Angola; em todos os Laboratórios do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC); na Barra do Dande; no Ocean Terminal; no grupo Offshore SBM/OPS.

“Queremos duplicar a nossa presença em Angola num espaço de 5 anos e por isso era importante apostar em novas instalações em Luanda. Estamos muito contentes com o novo espaço que agrega praticamente num único local todas as nossas valências”, conclui Pedro Matias o Presidente do Grupo ISQ.

O ISQAPAVE é uma empresa participada do ISQ, a operar no mercado angolano. De realçar que o grupo ISQ tem uma longa tradição nos países de língua oficial portuguesa estando presente em Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Macau e Timor, com várias intervenções em grandes projectos.