Da estratégia nacional ao presente e futuro na esfera privada, a visão ampla da segurança nas conferências de SEDEXPO 2022

Notícias
  • A PRIMEIRA EDIÇÃO DESTA FEIRA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA, DEFESA E EMERGÊNCIA IRÁ ACOLHER UM PROGRAMA COMPLETO DE CONFERÊNCIAS ORGANIZADAS POR IMPORTANTES GRUPOS E DEPARTAMENTOS GOVERNAMENTAIS.
  • TERÁ LUGAR DE 17 A 19 DE NOVEMBRO NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES DA FEIRA INTERNACIONAL DE GALICIA ABANCA

A 1ª Feira Internacional de Segurança, Defesa e Emergências, SEDEXPO 2022, terá lugar de 17 a 19 de Novembro na Feira Internacional da Galiza ABANCA (Silleda, Pontevedra) com um programa completo de conferências.

Uma proposta em que as conferências centradas no domínio da segurança terão grande peso e que “será organizada por mais de uma dúzia de grupos e departamentos da Administração e será caracterizada não só pelo seu grande número, mas também pela visão ampla do sector que irão proporcionar, pela relevância dos temas abordados e pelo elevado nível dos seus oradores”, destaca a organização do evento.

A organização da SEDEXPO destaca a primeira conferência a realizar-se no evento. Centrar-se-á no conceito espanhol de segurança interna e será organizado pelo Departamento de Segurança Interna, que também abordará a estratégia de segurança interna noutra conferência.

Além disso, haverá uma mesa redonda sobre a CUI – Civil Uavs Initiative, uma iniciativa estratégica pioneira na Europa liderada pela Xunta de Galicia, que visa atrair investimentos no sector aeroespacial e desenvolver soluções inovadoras no campo da indústria de veículos e sistemas não tripulados, que também está a patrocinar a feira.

A Associação Internacional de Membros do Corpo de Segurança e Emergência (AIMCSE) e a Associação de Directores de Segurança (ADISPO) realizarão várias conferências nas quais, entre outros aspectos, será discutida a cooperação público-privada em matéria de inteligência económica, inteligência de apoio à segurança e investigações, ciberespionagem empresarial, cibersegurança, o papel da inteligência em conflitos armados como o da Ucrânia ou a participação da ADISPO no Top Eco Cloud como exemplo de incentivo à inovação.

A 1ª Conferência sobre a regulamentação da segurança privada, presente e futura no seu regulamento, organizada pela Associação Europeia de Profissionais do Conhecimento e Regulação das Actividades de Segurança (AECRA), a Associação Estatal de Formação em Segurança Privada (ASEFOSP), a Associação de Gestores e Directores de Segurança de Espanha (AJDSE) e a Federação Espanhola de Empresas de Segurança (FES) também terá lugar.

A segurança no ambiente portuário será também analisada pela Associação de Gestores de Segurança Integral (ADSI) e pela Aliança Espanhola de Segurança e Crise (AESyC), bem como o equipamento robotizado como o futuro da segurança e das carreiras profissionais em matéria de segurança, pela associação internacional ASIS.

A Plataforma Tecnológica Espanhola para a Segurança e a Resiliência Industrial (PESI) irá analisar em profundidade o modelo integrado de gestão de risco e governação da segurança para a resiliência de infra-estruturas críticas e serviços essenciais para a sociedade, e também a inovação e o desenvolvimento tecnológico em matéria de segurança, emergências e tecnologias duplas.

Por outro lado, haverá também apresentações como o Projecto de Segurança Privada Atalaya, levado a cabo pela Associação Espanhola de Empresas de Segurança Privada (ASECOPS) e os projectos da actual convocatória da Fábrica de Negócios Aero (BFAero), um programa de incubação, aceleração e consolidação de empresas especializadas em veículos não tripulados da Xunta de Galicia.

Além disso, algumas das empresas presentes na área de exposição organizarão conferências relacionadas com a segurança, tais como a Esri, que fornecerá a sua visão sobre a transformação digital nas agências de segurança e emergência, e a Servidron, que fará o mesmo em Aerial Insights, Cart-O-Matic, imagens aéreas para cartografia, atestados e detecção rápida de alterações e também no sistema de detecção e mitigação System Drone España.

Para além destas conferências, haverá demonstrações e simulações interessantes centradas em diferentes produtos e sistemas, que terão lugar em diferentes áreas do local.

Seis salões para um programa extensivo

A Sedexpo 2022 oferecerá um programa completo no qual as conferências relacionadas com a segurança serão acompanhadas por outras conferências, especialmente centradas nas emergências, mas também com algumas propostas em matéria de defesa. Tudo isto significará que seis salas estarão a funcionar ao mesmo tempo durante os três dias do evento.

Além disso, para o desenvolvimento das exposições e demonstrações, a Feira Internacional de Galiza ABANCA disponibilizará os múltiplos espaços que compõem os 400.000 metros quadrados deste recinto, tais como os seus múltiplos pavilhões, o seu auditório para 624 pessoas, os 55.000 metros quadrados de espaços exteriores para exposições ou actividades, o lago artificial ou o anel com stands cobertos.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.