Sistema de videovigilância de Portimão já está em funcionamento

Notícias Videovigilância

O sistema de videovigilância composto por 36 câmaras do concelho de Portimão já está em funcionamento. Os equipamentos estão a vigiar e gravar em diversos pontos, mais concretamente nas entradas do concelho e artérias na Praia da Rocha.

A instalação da rede e de toda a infraestrutura foi finalizada em Outubro. As autoridades podem já ter acesso às imagens em tempo real, numa iniciativa da câmara para dissuadir a criminalidade, nomeadamente na conhecida rua dos bares.

As câmaras fornecidas são da marca Dahua e o projecto contou com a participação da iQreative e a Soltráfego.

As câmaras estão posicionadas nas entradas da cidade, como é exemplo a ‘ponte velha’, a zona da rotunda do hospital, o cruzamento de Chão das Donas, a Penina e a entrada através de Alvor. Terão ainda incidência na Praia da Rocha, sobretudo, na zona dos bares, no caminho pedonal junto à falésia, desde a rotunda do Vau, ligando depois à Avenida Tomás Cabreira, quer na frente dos estabelecimentos de animação noturna, quer nas traseiras, junto à arriba.

Portimão é um dos primeiros concelhos algarvios a implementar um sistema de videovigilância com estas características e dimensão, numa medida que não pretende substituir as autoridades policiais, mas prevenir a criminalidade e auxiliá-las, agilizando a resposta e a intervenção em caso de necessidade. Isto porque, os potenciais criminosos sabem que estão a ser filmados e que as imagens estão a ser vistas pela PSP.

As autoridades, neste caso, a Polícia de Segurança Pública, a nível local, a par do comando distrital, é a única entidade que tem acesso às imagens.
O sistema dispõe de máscaras configuradas nas próprias câmaras, para impedir a captação de imagens em locais sensíveis, como habitações particulares.

Os custos integrais assumidos pelo Município de Portimão com o processo foram de 563 799,49 euros, estando incluída nesta verba a instalação e manutenção do sistema de videovigilância, bem como a formação dos agentes de autoridade que irão operar com as câmaras.

Este projecto foi desenvolvido no âmbito da estratégia de Smart Cities de Portimão e consagra a expansão da rede própria de comunicações do Município, não só no que respeita à fibra óptica, mas também ao nível da criação das infraestruturas elétricas e do fornecimento dos postes para fixação das câmaras, além das antenas wi-fi, as quais possibilitarão o acesso grátis da população à internet.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.