Huawei comercializa ferramenta para segurança do sector mineiro

Notícias Segurança no Trabalho

Após um ano desde o lançamento do MineHarmony, a Huawei anunciou que o sistema operacional entra na etapa de uso comercial com disponibilização a nível mundial.

“A crise energética que se observa desde o início deste ano tem trazido consequências a nível global, nomeadamente com os aumentos no consumo de carvão. É com o objectivo de responder a esta realidade, proporcionando maior eficiência de trabalho e segurança para os intervenientes da actividade mineira, que a Huawei anuncia a fase de comercialização à escala mundial do sistema operacional MineHarmony”.

Com esta nova ferramenta está então “prometida uma nova era para a indústria da mineração, com a integração das tecnologias de 5G e Inteligência Artificial (IA) nos processos de escavação e extracção mineira”.

Em Portugal, segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), no final do ano passado existiam 2867 trabalhadores a contribuir para a actividade dos 89 estabelecimentos de minérios metálicos e industriais existentes no país. “No entanto, apesar de ser um sector com alguma representatividade, os avanços tecnológicos nele registados não acompanham a necessidade de protecção dos trabalhadores que estão constantemente expostos a riscos variados”, diz a empresa.

A Huawei apresenta ferramentas que podem ser utilizadas nos processos de escavação e de extracção das minas. “Em ambos os momentos, com recurso a 5G e à IA, são apresentadas tecnologias de vídeo que permitem que exista um controlo remoto das actividades”.

O processo de escavação de galerias subterrâneas “é das operações que mais riscos comporta para os trabalhadores”. Uma vez que a “segurança depende de esforços manuais, mais de 50% dos acidentes são atribuídos a erro humano”. As tecnologias de vídeo da Huawei, que integram 5G e IA, “permitem o controlo remoto e preciso das máquinas mineiras, o que possibilita a melhoria do ambiente de trabalho, bem como da segurança mineira”.

Embora a “extracção mineira controlada à distância se tenha tornado um consenso da indústria, um dos grandes desafios reside na visualização clara e em tempo real do espaço mineiro”. Mas o MineHarmony, com recurso a tecnologia de IA e um algoritmo de edição automática de vídeo, “consegue que imagens separadas sejam combinadas em sequências panorâmicas”. Além disso, “o algoritmo de filtragem de poeira ajuda a garantir vídeos de alta-definição em tempo real, num raio de 20 metros, mesmo quando a visibilidade é reduzida”. Com tecnologia 5G a transmitir vídeo em tempo real e com a identificação precisa de anomalias, “o sistema transforma as inspecções manuais com temporização em monitorização inteligente e reduz em 20% o número de pessoal necessário para inspecção subterrânea”. O novo sistema da Huawei “também simplifica as operações com inspecções não assistidas e abrange equipamentos de todas as dimensões com recurso a protocolos unificados”. Estes permitem a partilha de dados entre equipamentos e a interconectividade entre utilizadores e dispositivos.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..