Prosegur fortalece gestão de fornecedores com Gosupply

Notícias

A Prosegur começou uma colaboração com a GoSupply para a aprovação e monitorização do risco dos seus 23.000 fornecedores em todos os mercados em que opera. O processo inclui uma análise exaustiva de critérios tais como aspectos financeiros, sustentabilidade, cumprimento de normas, cibersegurança e questões geopolíticas.
Durante a primeira fase de implementação, a Prosegur analisou a pontuação de Sustentabilidade dos primeiros 3.600 fornecedores em Espanha, Portugal e Colômbia. Além disso, a empresa já dispõe de uma análise de risco completa, que inclui pontuações em matéria de Sustentabilidade, Financeiro, Compliance e Geopolítica para fornecedores críticos. Com base nisto, a Prosegur tem vindo a activar alertas e notificações de risco latente.
O acordo com a GoSupply reforça todas as iniciativas que dizem respeito a compras e que a empresa tem vindo a desenvolver desde que o Conselho de Administração aprovou o novo Plano Diretor de Sustentabilidade no início de 2021.
Em Outubro de 2021, a Prosegur actualizou a sua Política de Compras. Trata-se de uma norma obrigatória que se aplica a todas as compras e contratação de bens e/ou serviços e que tem como objectivo assegurar um procedimento padrão para uma adjudicação sustentável e uma gestão adequada das despesas, assim como proteger a empresa e as suas partes interessadas de potenciais riscos.
A Prosegur também inclui a gestão de fornecedores no seu Código Ético e de Conduta. É com base nele que a empresa selecciona os seus fornecedores de acordo com critérios de independência, objectividade e transparência, conciliando o seu interesse comercial em obter as melhores condições com a conveniência de manter relações estáveis, com colaboradores éticos e responsáveis.
Assim, a Prosegur incentiva a contratação de fornecedores que cumpram os critérios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, que promovam e subscrevam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e que tenham algum tipo de certificação ESG, quer através da adesão a índices sustentáveis, quer através de certificações nesta área.
Graças à combinação de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e o machine learning, e a informação gerada a partir de múltiplas fontes, a Prosegur terá detalhes em tempo real de todas as ameaças apresentadas por um fornecedor e, dependendo da criticidade, serão definidos planos de mitigação de riscos. Além disso, todos os fornecedores receberão a sua análise de risco e uma série de recomendações de melhorias, bem como a certificação no caso de receberem uma avaliação positiva.
Actualmente, a Prosegur conta com mais de 23.000 fornecedores em 18 países – com uma elevada contribuição para as suas economias, já que 85% deles são locais – e em sectores tão diversos como tecnologia, frotas, manutenção de edifícios, viagens, telecomunicações, maquinaria, equipamento, marketing ou consultoria, entre outros. Em Portugal, a empresa conta com mais de 600 fornecedores.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..